
Homem condenado por homicÃdio em São Paulo é preso pela PRF em Picos
25/04/2025 - 16:44Mandado de prisão preventiva estava em aberto desde 2005; acusado foi localizado enquanto vendia lanches no bairro Junco
Moradores de Picos realizaram ontem (7) uma manifestação contra o "lixão do Altamira", localizado em uma fazenda do povoado Val Paraíso. A Polícia Rodoviária Federal e a Força Tática foram acionadas para conter os ânimos e ajudar nas negociações com a Prefeitura.
De acordo com os manifestantes, a promessa da prefeitura era implantar uma malha de contenção para proteger os lençóis freáticos. "O prefeito prometeu que iria construir um aterro, mas aqui temos um lixão a céu aberto. Não vamos aceitar isso", disseram.
No protesto, os populares queimaram pneus e folhas secas, provocando congestionamento na rodovia. Eles exigiam que o lixão fosse transferido para outro local. A Prefeitura orientou que policiais da Força Tática fossem ao local, o que acabou acirrando os ânimos dos manifestantes.
O secretário Municipal de Meio Ambiente, Glauber Silva, informou que essa situação irá mudar, mas que foi necessário fazer o soterramento do lixo como medida extraordinária.
“A primeira trincheira foi cavada provisoriamente, extraordinariamente. O promotor esteve lá e disse que passaríamos de um absurdo que era a queima do lixo, para uma etapa de enterrar. Claro que ainda não é o ideal, porque tem que ter a manta e os canais de escoamento do chorume e os canos de saída dos gases, mas tudo isso vamos construir”, explicou Glauber Silva.