
Homem condenado por homicídio em São Paulo é preso pela PRF em Picos
25/04/2025 - 16:44Mandado de prisão preventiva estava em aberto desde 2005; acusado foi localizado enquanto vendia lanches no bairro Junco
Com direito a apresentações culturais e homenagens emocionantes, o governador Rafael Fonteles entregou neste sábado (11) o novo cineteatro Sávio Barão, em Picos, consolidando um marco para o desenvolvimento cultural do território Vale do Rio Guaribas. O espaço, que recebeu investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado, foi inaugurado com grande celebração e contou com a estreia da Orquestra Sanfônica, além de uma performance em tributo ao homenageado que dá nome ao teatro.
Com capacidade para 322 pessoas e uma estrutura moderna de 840 m² — incluindo auditório, palco, salas de música, dança e uma tela de cinema 4K — o novo equipamento cultural se estabelece como o maior do interior do Piauí. O cineteatro integra a rede de espaços geridos pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e eleva o status de Picos como um dos polos culturais mais promissores do estado.
Para o governador Rafael Fonteles, a inauguração representa mais que uma obra: trata-se de um símbolo do compromisso com a cultura e com a democratização do acesso à arte. “Já era para ter, há muito tempo, um teatro à altura do povo dessa região. Aqui é o maior, o mais moderno do interior do estado do Piauí. Vai ser uma casa de muita cultura, muita arte, muita música, dança e teatro, para exatamente possibilitar a evolução cultural de toda essa comunidade, descobrir talentos e gerar muito emprego e renda, porque cultura também é desenvolvimento”, afirmou Rafael Fonteles, em discurso no evento.
Além das atrações no palco, a emoção tomou conta da plateia durante a homenagem a Sávio Barão — um dos mais importantes defensores da cultura picoense. A filha do homenageado, Ruthe Barão, falou com orgulho e emoção sobre a conquista: “Para a família Barão é uma felicidade imensa. Foram mais de 28 anos lutando por essa casa de espetáculos. É um sonho do meu pai, que não conseguiu ver concretizado em vida, mas que hoje está aqui. Tenho certeza que ele está pulando de alegria onde estiver”, declarou.
Ruthe também destacou a união de grupos locais na apresentação da noite: “Reunimos o PBC, fundado por ele em 1996, o GPO e a RN Street, com uma performance que mescla artes cênicas, música e dança. Picos precisava disso.”
O impacto do novo teatro vai além das fronteiras de Picos. O secretário estadual de Cultura, Rodrigo Amorim, ressaltou o avanço para toda a região: “Essa é uma grande obra de mais de 800 m², com estrutura de cinema, salas de formação, estacionamento amplo e auditório confortável. É um equipamento que atende toda a região do Vale do Guaribas e mostra o quanto o governador valoriza a cultura”, pontuou.
A inauguração também contou com a presença do deputado estadual Fábio Novo, que destinou emendas para a construção do teatro. Ele destacou o poder transformador de espaços culturais: “Quando a gente entrega um teatro, é vida que chega à cidade. Eu vejo a experiência de lugares como São João do Arraial, que tem um teatro pequeno, mas hoje realiza o maior concurso de quadrilhas juninas do Brasil. Cultura é identidade, é desenvolvimento, é revelação de talentos”, afirmou.
O prefeito de Picos, Pablo Santos, também participou da solenidade e destacou os efeitos positivos que o novo equipamento terá sobre a economia e o turismo local. “Esse teatro vai alavancar a produção cultural em Picos e toda a região. É um presente para o município, que sempre foi um celeiro de artistas, mas carecia de um espaço digno como esse”, disse.
Com a entrega do cineteatro Sávio Barão, Picos se junta às outras quatro maiores cidades do Piauí que já contam com teatros públicos de qualidade. A obra foi realizada por meio do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC), com recursos do Governo do Estado e emendas parlamentares.
Fonte: Cidades na Net