Geral
Musicista Lilásia Freitas completa 90 anos
Por: Da Redação em 06/12/2010 - 12:42
Completou 90 anos neste sábado (4) a oeirense Raimunda Lilásia Mendes de Freitas, conhecida de todos por integrar o grupo “Bandolins de Oeiras” há vários anos. Eram seus pais Pedro Ferrer Mendes da Silva e Isabel Mendes da Silva, falecidos , e foi casada, por mais de 30 anos, com João Burane de Freitas, de cujo consórcio nasceram onze filhos, a saber: Luiz Toscano, Afonsina, Pedro Ferrer, Rita de Cássia, Teresinha de Jesus, Benedito, Raimundo, Vicente de Paula, João Tadeu, Maria do Socorro e Francisco Espedito. Dona Lilásia, Lalá para os íntimos, foi uma das primeira bordadeiras da cidade, à máquina de costura, trabalho que realizava de forma esmerada em lençóis, colchas, toalhas e vestidos, sobretudo para noivas.
Ainda menina aprendeu música, e a tocar bandolim, com a senhora Aracy Carvalho, mãe do escritor O.G. Rêgo, tendo integrado um grupo de nome “A Voz do Coração”, que se apresentava em saraus nas residências de famílias oeirenses. Com o nascimento dos filhos, viu-se obrigada a parar com a atividade musical por alguns anos, retomando em 1983 quando das comemorações dos 250 anos da Catedral de Nossa Senhora da Vitória, ocasião em que foi formado o conjunto “Bandolins de Oeiras”, sob a regência da professora Celina Martins. O sucesso foi de tal modo que culminou com a gravação de um CD com valsas, choros e o hino da cidade, além de apresentação no exterior , em 2004, no “Festival da Tríplice Fronteira”, que teve parte realizado nos países vizinhos Argentina e Paraguai. Posteriormente foi agraciado com a “Ordem do Mérito Cultural”, recebida das mãos do presidente Lula, com quem posou para foto com a presença ainda da primeira dama Marize.
A homenagem pelo transcurso dos 90 anos de dona Lilásia ocorreu em sua residência, com a presença dos filhos, amigos e remanescentes dos “Bandolins”, e constou ainda de missa celebrada pelo padre João de Deus de Carvalho Leal, vigário geral da Diocese de Oeiras.