
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
A decisão monocrática do ministro do Tribunal Superior Eleitor (TSE), Marco Aurélio Mello, divulgada na noite desta sexta-feira (17) pode colocar em risco o mandato de deputado estadual diplomado João Madson (PMDB).
O magistrado opinou, a partir de ação cautelar impetrada pelo deputado piauiense José Néri (PTB), o Nerinho, que os votos dos que tiveram candidatura impugnada devida a lei dos fichas suja sejam incorporados ao partido ou coligação dos filiados cassados.
Com base nessa lógica, os votos destinados ao candidato José Maria Monções, cerca de 11 mil, no pleito passado seriam incorporados à coligação “Por um Piauí Novo”, beneficiando diretamente Nerinho que está na primeira suplência para Assembleia Legislativa do Estado.
Entretanto, para que José Néri seja empossado, a coligação a qual João Madson integra seria prejudicada. A inclusão dos votos de Monções deixaria o pmdebista em desvantagem, já que João Madson foi o último deputado a entrar, respeitando a contagem de votos.
“Estamos tranquilo com essa decisão. Acreditamos que o deputado não será afetado já que foi apenas monocrática. João Madson foi diplomado e está apto para seguir com o processo de posse”, informa o advogado do PMDB, Vadilho Falcão.
O Tribunal Superior Eleitoral ainda julgará o mérito da ação cautelar.