Saúde no Mural
Número de mortes por leptospirose atinge 17 no Rio Grande do Sul: Dados atualizados
A doença, transmitida pela bactéria leptospira encontrada na urina de animais infectados, especialmente roedores.
Por: Giselle Silva em 12/06/2024 - 05:01
Novo surto de leptospirose preocupa no Rio Grande do Sul, chegando a contabilizar 17 mortes devido às enchentes que afetaram a região. A doença, transmitida pela bactéria leptospira encontrada na urina de animais infectados, especialmente roedores, tem preocupado as autoridades de saúde.
De acordo com informações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), quatro óbitos ainda estão sob investigação e sete já foram descartados. Até o momento, os casos notificados de leptospirose chegam a 4.516, dos quais 242 foram confirmados, 1.004 descartados e 3.270 ainda estão sendo investigados.
A leptospirose é mais comum durante perÃodos de inundações e lama, aumentando as chances de contaminação. Em caso de ferimentos, a bactéria tem mais facilidade para penetrar no organismo humano. Por isso, moradores de áreas mais afetadas pelas chuvas devem adotar medidas preventivas, como uso de calçados ao transitar em locais alagados, evitar contato com roedores (principais transmissores) e higienizar adequadamente os alimentos.