
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Diante dos ataques sofridos pelo Jornalista Jadson Osório, editor do Portal Mais Oeiras, o Portal Mural da Vila vem a público demonstrar o seu repúdio diante da postura do vereador Adalberon Morais (MDB), líder da oposição na Câmara Municipal de Oeiras.
Os ataques proferidos pelo vereador representam um acinte a toda a Imprensa e uma ofensa à moralidade e ao jornalismo oeirense. O líder da oposição durante entrevista a Radio Primeira Capital desferiu ofensas ao jornalista, até mesmo atingindo a sua vida pessoal, por discordar de uma matéria, que segundo ele, não lhe favoreceu, por não ter ouvido o seu posicionamento.
Vale ressaltar, que a aludida matéria apenas narrou os fatos ocorridos na sessão do legislativo municipal na última segunda-feira, 10, em que foi votado o projeto que autorizava a Prefeitura Municipal de Oeiras a realizar o concurso público, votação em que o vereador deu voto contrário. A matéria foi replicada por outros três portais locais, e como dito, apenas narrou os fatos, sem ouvir nenhum vereador, nem da situação nem da oposição.
Esse tipo de ataques serão sempre combatidos e rechaçados dada a gravidade de seus resultados, pois em nada contribui para os preceitos democráticos. Ofensas, assédio e ameaças a jornalistas com o objetivo de silenciá-los são sintomas de desprezo pela democracia. Quando profissionais da imprensa são impedidos de exercer seu ofício livremente, o direito à informação, essencial para toda a sociedade, fica comprometido. Sempre que há restrições à liberdade de imprensa e de expressão, quem perde é a sociedade.
Como figura pública, o nobre vereador precisa aprender a conviver e respeitar todos e, em especial, os que não comungam dos seus atos enquanto representante do povo.
Lamentamos que, ainda nos dias de hoje, algumas autoridades tentem calar forçosamente os jornalistas, com ataques e ameaças, numa tentativa de censura que parece ter sido herdada dos tempos da Ditadura Militar.
Lameck Valentim
Editor do Portal Mural da Vila