Geral
Nova onda de calor intenso atingirá Oeiras com possibilidade de alcançar os 40°C
A previsão destaca que a onda de calor pode elevar as temperaturas acima da média esperada para novembro, chegando a atingir os 40°C.
Por: Da Redação em 11/11/2023 - 20:02
Mesmo não estando na área central da onda de calor que afeta alguns estados brasileiros, o Piauí está na mira de alterações climáticas intensas, com altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar previstas até a próxima quinta-feira (16), segundo alerta divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) neste sábado (11).
A previsão destaca que a onda de calor pode elevar as temperaturas acima da média esperada para novembro, chegando a atingir os 40°C, com umidade do ar abaixo dos 20%. O fenômeno é resultado de mudanças nos sistemas climáticos provocadas pela onda de calor nas regiões centro-oeste, sudeste e sul do país.
A impactante previsão indica que todas as mesorregiões do estado sentirão o calor intenso, com destaque para as regiões centro-norte e norte. Cidades como Oeiras, Itaueira, Canto do Buriti, Simplício Mendes, Floriano, Picos, Valença do Piauí, Regeneração, Elesbão Veloso, Beneditinos, Monsenhor Gil, Castelo do Piauí, Demerval Lobão, Teresina, Alto Longá, José de Freitas, Campo Maior e Piripiri podem experimentar temperaturas acima dos 40°C na próxima quinta-feira.
Diante desse cenário, a Semarh emite orientações importantes à população para minimizar os impactos do calor extremo, especialmente para idosos, crianças e pessoas com comorbidades. Algumas recomendações incluem evitar exposição direta ao sol entre 11h e 16h, vestir roupas leves, manter-se hidratado e buscar abrigo em locais sombreados.
Com medidas preventivas como essas, a população de Oeiras está sendo alertada para enfrentar os dias quentes que se aproximam. A Semarh ressalta a importância de seguir as orientações para garantir o bem-estar de todos durante esse período de altas temperaturas e baixa umidade do ar.