
Homem condenado por homicÃdio em São Paulo é preso pela PRF em Picos
25/04/2025 - 16:44Mandado de prisão preventiva estava em aberto desde 2005; acusado foi localizado enquanto vendia lanches no bairro Junco
O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta sexta-feira (28), um dos maiores complexos de saúde do estado: o Novo Hospital Regional de Picos. Esta nova unidade será referência no atendimento a mais de 600 mil pessoas que residem na macrorregião de Picos, que inclui mais de 40 municÃpios. O investimento total na obra foi de R$ 54.872.421,62, realizada pela Secretaria da Saúde (Sesapi).
A estrutura do Novo Hospital Regional de Picos substituirá o Hospital Estadual Justino Luz, que está em transição para se tornar um complexo materno-infantil focado em gestantes, bebês e crianças.
O Novo Hospital Regional de Picos, que iniciará operações gradualmente em julho e estará em pleno funcionamento até outubro, é uma das maiores unidades de saúde do PiauÃ. Com três pavimentos, contará com 206 leitos de internação (60 no térreo, 73 no 1º andar e 73 no 2º andar), além de 20 leitos de UTI adulto, hemodinâmica, áreas técnicas de apoio, radiologia com ressonância magnética e tomografia, administração e auditório com 135 lugares.
Foto: Ccom
De acordo com o governador, esta é a maior obra de saúde pública na história de Picos e o maior hospital do interior do PiauÃ. A região agora dispõe de uma estrutura hospitalar que não fica atrás da capital, Teresina. Pacientes começarão a ser transferidos gradualmente do Hospital Justino Luz para o novo hospital a partir da próxima semana. Mais leitos e serviços serão gradualmente disponibilizados até atingir plena operação.
O governador ressaltou que Picos agora conta com quatro estruturas hospitalares do Governo do Estado, incluindo o Novo Hospital Regional, UPA, PoliclÃnica com Central de Diagnósticos e o Hospital Justino Luz em transição. Esta diversidade reforça a capacidade de atendimento com diversos serviços de saúde para a população local.
Para informações sobre o novo fluxo de atendimento na saúde pública de Picos, o Governo do Estado em conjunto com a imprensa irá manter a população informada sobre para onde direcionar cada caso especÃfico, seja para urgências na UPA, internações e cirurgias no Novo Hospital Regional, cuidados materno-infantis no ex-Hospital Justino Luz ou consultas e exames na PoliclÃnica.
O secretário da Saúde, Antônio Luiz, enfatizou que este novo hospital é uma conquista para a saúde no PiauÃ, oferecendo serviços de alta complexidade totalmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Ascom