Análise: Corinthians coroa festa por Memphis com classificação heroica para semifinal da Copa do Brasil
12/09/2024 - 09:22Atacante holandês pode ter um gostinho de como é torcer e jogar no clube.
Há quatro anos, o Brasil fez história quando a seleção masculina de futebol conquistou sua primeira medalha de ouro nas Olimpíadas. Os donos da casa não começaram muito bem, mas deram a volta por cima no momento certo - vencendo a final no icônico Estádio do Maracanã nos pênaltis, contra a Alemanha.
No final do mês passado, o sorteio para Tóquio 2020 - que ocorre um ano depois do planejado - foi feito, e os campeões em título enfrentam seu rival mais uma vez na fase de grupos. As duas potências do futebol mundial foram colocadas no Grupo D ao lado da Costa do Marfim e da Arábia Saudita.
Os pontos baixos - Copa do Mundo Brasil 2014
Ninguém poderia esquecer o Mineirazo na Copa do Mundo de 2014, em que os donos da casa e favoritos, segundo a casa de apostas mais popular do Brasil, foram totalmente humilhados no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Viu a Alemanha erguer o troféu Jules Rimet, batendo a Argentina na final - e foi o suficiente para ver Luiz Felipe Scolari deixar o comando da Seleção, chamando-o de "o pior dia da minha vida", bem como a "pior derrota por uma seleção brasileira de todos os tempos”.
Os pontos altos - Jogos Olímpicos do Rio 2016
Avancemos dois anos e enquanto muitos ainda tentavam esquecer os horrores que aconteceram na maior competição, a vontade de vingança em uma vitória era massivamente minimizada. Claro, era uma equipe diferente, dirigida por um treinador diferente, mas as comparações ainda eram feitas.
O goleiro Weverton, que se manteve sem sofrer gols ao longo da fase de grupos, e continuou assim até a final - quando finalmente sofreu um gol do alemão Max Meyer - foi herói mais uma vez, no pênalti decisivo. Enquanto Nils Petersen, um dos jogadores mais velhos da Alemanha se preparava para bater a cobrança de pênalti, o artilheiro do torneio foi defendido pelo goleiro. E tantas vezes o talismã, Neymar então marcou pelo Brasil e guardou com frieza seu pênalti.
A seguir - Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020
Mas, de volta ao torneio que se aproxima, o Brasil esteve muito perto de não se classificar para as Olimpíadas de Tóquio em 2020. Tendo vencido os quatro jogos do grupo para chegar à fase final, foram esses três jogos que se revelaram decisivos. Mas depois dos empates contra a Colômbia e o Uruguai, tinham tudo por jogar contra a Argentina, que estava praticamente classificada. Os gols de Paulinho e Matheus Cunha colocaram o Brasil no jogo, com uma vitória por 3 a 0 garantindo a classificação.
Este ano, após o adiamento das Olimpíadas por um ano, as regras foram alteradas para que cada elenco seja composto por jogadores menores de 24 anos. Estes podem então ser complementados com três jogadores maiores de idade.
E em outra categoria, no futebol feminino, o Brasil foi duas vezes vice-campeão (2004 e 2008) enfrentará China, Holanda e Zâmbia no Grupo F.
Sorteio masculino completo
Grupo A: Japão, África do Sul, México, França
Grupo B: Nova Zelândia, Coréia do Sul, Honduras, Romênia
Grupo C: Egito, Espanha, Argentina, Austrália
Grupo D: Brasil, Alemanha, Costa do Marfim, Arábia Saudita