
TJ-PI concede habeas corpus a condenado por tráfico de drogas em Oeiras
18/09/2025 - 20:32Defesa argumentou que prisão preventiva era incompatÃvel com a pena e pediu transferência para regime semiaberto
Um assunto que se torna bastante recorrente quando chega o final do ano é o chamado Induto de Natal, uma espécie de perdão para condenados que pode livrar muitos presos da cadeia.
Mas afinal, o que é Induto de Natal? Trata-se de um perdão presidencial previsto na constituição brasileira que significa na prática o perdão da pena. Existem algumas limitações para que o induto possa ser legalmente concedido, mas o Presidente Michel Temes editou através de medida provisória o induto para que os presos por corrupção também possam receber o benefício. Antes essa categoria de condenados não se enquadrava.
O caso gerou bastante polêmica no Brasil e o STF resolveu deliberar sobre o assunto. Porém a casa está bastante dividida sobre o assunto. Alguns querem diminuir a extensão do indulto e limitar quem pode receber o benefício. Alguns ministros querem diminuir e outros afirmam que presidente tem todos os poderes legais para definir quem serão os condenados que poderão ficar livres.