
Homem fica gravemente ferido em acidente de moto em Oeiras
10/05/2025 - 20:11Acidente aconteceu no prolongamento da avenida Rui Barbosa.
Estão bem adiantadas as obras da reforma do Cine Teatro Oeiras.A obra faz parte do Programa Monumenta,projeto que na cidade de Oeiras reformou também os prédios do Major Selemérico e do Café Oeiras.
O Monumenta é um programa estratégico do Ministério da Cultura. Seu conceito é inovador e procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio histórico com desenvolvimento econômico e social. Ele atua em cidades históricas protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Sua proposta é de agir de forma integrada em cada um desses locais, promovendo obras de restauração e recuperação dos bens tombados e edificações localizadas nas áreas de projeto. Além de atividades de capacitação de mão-de-obra especializada em restauro, formação de agentes locais de cultura e turismo, promoção de atividades econômicas e programas educativos.
A reforma do Cine Teatro Oeiras há muito era aguardada pela comunidade oeirense, e muitos temiam que o prédio ruísse.
Em visita nesta quarta- feira(24) ao prédio em reforma,a equipe do Mural da Vila observou significativos avanços nas obras do teatro.Antes do início da reforma o prédio apresentava uma estrutura comprometida, além de rachaduras nas paredes.
A reforma não mudará a forma original, se trata de um patrimônio histórico que será preservado, sofrendo apenas algumas alterações necessárias, como na parte acústica, refrigeração, imobiliária para os assentos e camarins, implantar sistema de emergência com extintores e segurança, o palco sofrerá uma pequena mudança: será rebaixado 20 cm e ampliado 1.80m, conseqüentemente a primeira fila de cadeiras será extinta. Com a reforma, os deficientes físicos também terão prioridade, eles terão uma entrada específica, através de uma rampa por trás da Porta Principal.
“Esse é o projeto mais completo que existe dentro do Programa Monumenta, com tudo o que tem de mais moderno” afirmou. Edmo Campos, arquiteto responsável pela obra.
A obra como já foi dita faz parte do Programa Monumenta, no entanto a Prefeitura Municipal tem tomado a obra como se fosse sua. Nos tapumes postos em volta do prédio consta o nome e slogan da Prefeitura. De acordo com as normas do Iphan, o comportamento da admisnistração municipal de Oeiras está errado, inclusive foi mandado pelo Instituto o modelo de como os tapumes deveriam ser pintados.