
Mudança no nome da sede do MP em Oeiras provoca reação de autoridades e juristas
03/07/2025 - 18:25Decisão que retirou o nome do procurador João Nunes da unidade local para homenagear o promotor José Sérvio de Deus é contestada
Algumas famílias que têm parentes enterrados no Cemitério do Santíssimo Sacramento, no centro de Oeiras, denunciaram que máquinas invadiram o terreno do local e teriam derrubado algumas sepulturas.
Um morador do bairro Rosário contou que no início da semana foi visitar o túmulo da sua mãe e percebeu que nos fundos do cemitério, máquinas, tipo retroescavadeira e patrol foram usadas para "limpar" a área e com isso invadido o espaço e que alguns túmulos possivelmente teriam sido aterrados.
O outro lado
O prefeito José Raimundo, esclareceu que o que está sendo feito é o aterramento de uma lagoa existente nos fundos do cemitério e que todas as sepulturas serão preservadas.
"No fundo do cemitério existe uma lagoa que se forma em todo período chuvoso e estamos aproveitamento esse período do verão para fazer o aterramento. Garantimos que nenhum túmulo foi danificado ou aterrado. O que estamos fazendo é urbanizando o local".
O prefeito afirmou que as obras visam dar maior segurança para as pessoas que frequentam o local e moram no seu entorno, evitando assim, o acúmulo de água, que pode servir para reprodução de mosquitos que podem transmitir muitas doenças.