
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 O Tribunal Regional do Piauà (TRE-PI) decidiu aprovar, por maioria, proposta de Resolução de rezoneamento eleitoral no Estado do PiauÃ, por meio da extinção, remanejamento, renomeação e recomposição de Zonas Eleitorais. A medida ocorreu em cumprimento à s Resoluções 23.422/2014 e 23.512/2017, bem como a Portaria nº 372/2017, todas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Com a resolução, Oeiras sofrerá mudanças como a alteração da 5ª Zona Eleitoral, que passará por um rezoneamento, sendo criada também uma nova Zona Eleitoral, a 75ª, que será uma Zona proveniente de REMANEJAMENTO da 75ª ZE - Landri Sales e será composta pelos termos da 5ª ZE - OEIRAS: Cajazeiras do PiauÃ, Colônia do PiauÃ, São Francisco do Piauà e São Miguel do Fidalgo.
As mudanças ocorreram após um relatório da Comissão do TRE-PI responsável pelos estudos do rezoneamento, que indicou a necessidade de extinção de vinte e nove Zonas Eleitorais e o remanejamento de sete Zonas Eleitorais, conforme os parâmetros estabelecidos pelo TSE. No mesmo Relatório consta ainda a indicação da manutenção de cinquenta e sete Zonas Eleitorais, sendo que vinte e seis delas terão suas áreas ampliadas e em seis haverá redução de tamanho.
No seu parecer, o procurador Regional Eleitoral, Israel Gonçalves Santos Silva, manifestou-se pela extinção/remanejamento de Zona Eleitoral que não for sede de Comarca e pela permanência das Zonas Eleitorais sediadas em Matias OlÃmpio, Monsenhor Gil, Jerumenha, Campo Maior e em ParnaÃba, as quais, embora não atendam na Ãntegra as normas do TSE, são necessárias para a eficiência e eficácia da Justiça Eleitoral.
O Tribunal decidiu por maioria, em consonância com a manifestação do Ministério Público Eleitoral, e nos termos do voto-vista do juiz José Wilson Ferreira de Araújo Júnior, que acompanhou em parte o voto do Relator, Des. Joaquim Dias de Santana Filho, aprovando: a extinção das Zonas Eleitorais pertencentes à s Comarcas já agregadas e, em relação à s Comarcas ainda não agregadas que as sedes de Zonas Eleitorais sejam extintas apenas após a implementação das agregações; a criação de novas Zonas Eleitorais em Picos, Oeiras, Barro Duro e Valença e; a manutenção das Zonas Eleitorais sediadas em Matias OlÃmpio, Monsenhor Gil, Jerumenha, Campo Maior e ParnaÃba, na forma atualmente disposta.
Confira a relação das Zonas Eleitorais extintas/remanejadas, criadas e que tiveram sua configuração alterada em Resolução aprovada pelo TRE/PI, em 15/8/2017: