
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Durante toda esta semana técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS estarão ministrando um curso de orientação para os técnicos que atuarão no Plano Brasil sem Miséria – BSM, no território do Vale do Guaribas.
O curso organizado pela Emplanta – Projetos Agropecuários acontece na sede da empresa, localizada na Avenida Cândido Aleixo no centro de Oeiras.
Durante o curso os técnicos vão refletir e discutir assuntos como: Reflexão sobre a extrema pobreza e raízes históricas das desigualdades, caracterização da pobreza no território a serem trabalhados, políticas de inclusão produtiva, instrumento de execução das políticas a abordagem no plano Brasil Sem Miséria entre outros assuntos que vão fundamentar o desenvolvimento dos trabalhos da equipe junto às famílias em extrema pobreza nos municípios de atuação que são Aroeiras do Itaim, Dom Expedito Lopes, São Julião, Picos, Vila Nova do Piauí, Pio IX, Bocaina, São João da Canabrava, São José do Piauí, Alagoinhas, Monsenhor Hipólito, São Luiz do Piauí, Alegrete, Francisco Macêdo e Geminiano.
Segundo o diretor presidente da Emplanta, João Batista Barroso, o Brasil sem Miséria vai realizar o acompanhamento técnico das famílias de agricultores que estão abaixo da linha de extrema pobreza. “ Este plano de assistência técnica, é voltado para o agricultor familiar que vive na linha de extrema pobreza, tendo uma renda per capta de até R$ 70,00”, disse o diretor.
Este projeto tem o objetivo de melhorar qualidade alimentar dessas famílias e comercializar o excedente, gerando renda. Essas famílias serão capacitadas para desenvolverem projetos nas áreas de apicultura, ovino caprinocultura, hortaliças, suinocultura, e incentivo à produção de artesanato.
A Emplanta – Projetos Agropecuários, empresa responsável pelo curso, está no mercado desde 1997, tendo sua matriz em Oeiras e escritórios regionais em Teresina, Picos e Paulistana, atendendo 104 municípios piauienses, trabalhando principalmente com agricultura familiar de forma sustentável. A empresa possui uma equipe de profissionais das mais diversas áreas, como engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, assistentes sociais, sociólogos, pedagogos e médicos veterinários.
Este ano, a empresa ampliou as suas instalações visando o conforto tanto da equipe técnica, como dos clientes , com amplas e modernas instalações, contando com biblioteca, espaço para treinamentos, sala de processamento de dados, além de nova frota de veículo, aparelhos de navegação e de informática adequados, para o desempenho de um trabalho satisfatório, o que lhe torna uma das empresas mais estruturadas do Piauí no seu segmento, além de ser tida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário como uma das mais atuantes do Brasil.