Geral
Oeiras decreta situação de desastre por causa da seca
Por: Da Redação em 23/04/2010 - 00:06
A Secretaria Nacional da Defesa Civil anunciou que mais 16 municÃpios do Piauà comunicaram situação de desastre afetando um total superior aos 100 mil, todos com notificação de estiagem. A comunicação começou a ser feita ainda em fevereiro por Cajazeiras e Caridade do PiauÃ, respectivamente com 3.332 e 4.778 habitantes.
Com a providência esses municÃpios piauienses se habilitam a receber atendimento preferencial por parte de ações do Governo Federal destinado a vÃtimas da estiagem na região Nordeste. O municÃpio mais populoso atingido pela estiagem no Piauà é regeneração que tem população de 18.674 habitantes.
Os 16 municÃpios piauienses que comunicaram estiagem no inÃcio de 2010 são: Alegrete, Cajazeiras, Caridade, Caxingó, Colônia, Curral Novo, Dom Expedito Lopes, Esperantina, Floresta, Oeiras, Padre Marcos, Pedro Laurentino, Regeneração, Santana, Santa Rosa do Piauà e São LuÃs do PiauÃ.
Atualmente, o Piauà tem 42 municÃpios com situação de emergência já decretada pela Secretaria Nacional da Defesa Civil. A Instituição explica que há critérios para a decretação de emergência no municÃpio como medida inicial antes de sua comunicação.
A Secretaria Nacional da Defesa Civil aponta vários procedimentos indispensáveis a essa decretação. Os critérios preponderantes estão relacionados com a intensidade dos danos (humanos, materiais e ambientais) e a ponderação dos prejuÃzos (sociais e econômicos). Para esta análise, não servem os critérios absolutos, baseados na visão subjetiva da pessoa.
Não servem os modelos matemáticos, pois a realidade é extremamente complexa, com inúmeras variáveis relacionadas com o fenômeno e com o cenário e a vulnerabilidade das pessoas e instalações expostas, que interferem no impacto do desastre.