
Mudança no nome da sede do MP em Oeiras provoca reação de autoridades e juristas
03/07/2025 - 18:25Decisão que retirou o nome do procurador João Nunes da unidade local para homenagear o promotor José Sérvio de Deus é contestada
Os problemas visuais estão entre as principais causas de repetência e evasão escolar no Brasil. Com a idéia de mudar esse cenário, o MEC e o Ministério da Saúde uniram-se para criar e executar o programa Olhar Brasil. A proposta é simples: identificar os estudantes com problemas de visão e fornecer a eles diagnósticos e óculos de graça. O programa é voltado a alunos da rede pública de educação básica e estudantes matriculados no programa Brasil Alfabetizado.
O Olhar Brasil começou a ser executado em 2007, com prioridade para o ensino fundamental e o Brasil Alfabetizado. Os professores têm papel fundamental para o êxito do programa. Na convivência com os alunos, eles podem observar se as dificuldades de aprendizagem têm relação com a visão. Para identificar sinais de baixa visão entre jovens e adultos, os educadores contam com uma cartilha de triagem feita pelo Ministério da Saúde.
Os alunos que apresentarem sintomas de problemas visuais serão encaminhados para exame clÃnico, que em Oeiras será realizado na Escola Municipal Juarez Tapety atendendo alunos das zonas urbana e rural a partir das 8h.