
Obra de praça e campo de futebol é iniciada no povoado Buriti do Canto, em Oeiras
20/05/2025 - 16:57Obra com recursos de emenda parlamentar transforma centro do povoado e substitui campo improvisado por estrutura com arquibancada.
Oeiras está entre os 31 municípios piauienses onde serão aplicadas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste sábado (6) e domingo (7). No Piauí, a 83 mil estudantes são esperados para a maratona de provas. O objetivo de quem faz o Enem é conseguir acesso nas universidades e faculdades. Os horários das provas no Piauí obedecem ao Horário Brasileiro de Verão, portanto serão aplicadas ao meio-dia.
A prova, que adotou novo modelo no ano passado, vai ser utilizada por pelo menos 24 universidades federais como forma única de ingresso em 2011. Da totalidade, 50% das vagas da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) serão preenchidas utilizando a nota do Enem.
Neste sábado (6), os candidatos farão provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo (7), Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além de Redação, e Matemática e suas Tecnologias.
Neste ano, o Piauí apresenta uma novidade: a Secretaria Estadual de Educação usará a nota do Enem como uma prova de certificação, em substituição ao Exame de Suplência. No total, 8.700 candidatos se inscreveram e poderão usar a nota de corte para conquistar o certificado de conclusão do Ensino Médio.
Para a Secretária Estadual de Educação, Maria Xavier, o Enem “é mais uma oportunidade para o estudante piauiense ingressar no ensino superior. Além disso, o nível das questões do exame possibilita ao participante um conhecimento mais amplo da realidade”, disse.
Os outros municípios piauienses onde haverá provas do Enem são: Altos, Amarante, Barras, Batalha, Bom Jesus, Buriti dos Lopes, Campo Maior, Canto do Buriti, Castelo do Piauí, Corrente, Esperantina, Floriano, Inhuma, Jose de Freitas, Luís Correa, Luzilândia, Miguel Alves, Monsenhor Gil, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Pio IX, Piracuruca, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina, União, Uruçuí e Valença do Piauí.
O uso de lápis, borracha e relógio estão proibidos no Enem
Alegando questões de segurança, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração das provas do Enem, determinou que estão proibidos o uso de lápis, borracha e relógio na hora do exame. Os candidatos devem levar ao local de prova um documento de identificação com foto e caneta esferográfica na cor preta. Maria Xavier, destaca ainda que o Enem terá prova de língua estrangeira (Inglês e Espanhol) e que os candidatos devem marcar no gabarito no campo determinado a língua escolhida no momento da inscrição.
Em Oeiras, carros de som e fogos de artifício estão proibidos no horário do Exame
Em virtude da realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o juíz eleitoral de Oeiras, Dr. Sebastião Firmino, suspendeu nos dias 06 e 07 de novembro de 2010, das 11h às 17h30, a propaganda eleitoral e comercial de qualquer espécie através de alto-falantes, amplificadores de som ou qualquer instrumento sonoro de longo alcance. Estão vedados também, a queima de fogos de artifícios que produzam estampido de longo alcance.