Geral
Oeiras firma convênio para combater mortalidade infantil
Por: em 26/05/2009 - 00:22
Dados do Ministério da Saúde informam que, entre os anos de 2000 e 2007, 9.354 crianças menores de 1 ano de idade vieram a óbito no PiauÃ. Esta mortalidade está sendo combatida e é sobre esse trabalho que o ministro da pasta, José Gomes Temporão, veio ao estado nesta segunda para firmar convênio com 24 municÃpios onde a situação é mais alarmante.
O maior número de mortes de crianças foi registrado em Teresina (2.391), seguido por ParnaÃba (291), Picos (231), Piripiri (207) e Barras (171). Temporão está visitando cinco estados do Norte-Nordeste traçando a articulação com cidades para redução destes números.
O pacto impõe aos municÃpios a redução em 5% ao ano na taxa de mortalidade infantil, a expansão do Programa de Saúde da FamÃlia, a qualificação nas atenções ao pré-natal, ao parto e ao recém nascido, além da garantia de transporte seguro para a gestante e a ampliação do número de leitos, bem como a melhoraria efetiva das maternidades e hospitais. Segundo o Ministério, a cada 1.000 piauienses nascidos, 24 morrem antes de completar um ano de idade.
No PiauÃ, além de Oeiras, também assinarão o convênio: Altos, Batalha, Bom Jesus, Castelo do PiauÃ, Corrente, Esperantina, Floriano, José de Freitas, Luzilândia, Miguel Alves, Paulistana, Pedro II, Piracuruca, São João do PiauÃ, São Raimundo Nonato, União e Valença.
Com informações do Acesse PiauÃ