
Mudança no nome da sede do MP em Oeiras provoca reação de autoridades e juristas
03/07/2025 - 18:25Decisão que retirou o nome do procurador João Nunes da unidade local para homenagear o promotor José Sérvio de Deus é contestada
Foi realizado em Oeiras na última semana um treinamento com os advogados para a instalação do Juizado Virtual. Nesta primeira etapa todos os processos da área cÃvel poderão ser ajuizados através da justiça virtual, e terão benefÃcios como redução em cerca de 70% no tempo de tramitação e mais transparência no acompanhamento processual, já que todos os documentos podem ser acompanhados via web.
O Processo Judicial Digital – PROJUDI é um sistema baseado em softwares livres e foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que com apoio e participação dos Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais, busca padronizar o processo eletrônico no judiciário brasileiro. Os processos que já estão em andamento permanecerão em papel até a execução da sentença e as novas ações passarão a ser digitais, tramitando inteiramente dentro do sistema. Para que um advogado utilize o sistema, ele se encaminha até o cartório, realiza o seu cadastro no sistema e entra com uma ação de qualquer lugar via internet.
O Juizado Virtual já existe no Piauà em Teresina, Floriano e Picos. Para ministrar um treinamento aos advogados oeirenses, estiveram em Oeiras os coordenadores do Projudi Ingrid BalduÃno e Francisco Magalhães.