Justiça converte prisão de um dos suspeitos e libera outro após audiência de custódia em Oeiras
30/10/2025 - 18:15Decisão foi tomada nesta quinta-feira (30) pela Central Regional de Audiência de Custódia IV, em Floriano
Oeiras está entre as sete cidades piauienses selecionadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça, para participar da 1ª Pesquisa Nacional de Vitimização. A pesquisa está sendo feita pelo Instituto Datafolha e tem o objetivo de obter um dado abrangente sobre a percepção da população em todos os Estados e no Distrito Federal a respeito de condições de vida, fatores de risco e segurança. No Piauí, além de Oeiras foram selecionados os municípios de Teresina, Esperantina, Floriano, Picos, Parnaíba e União.
O questionário perguntará aos os entrevistados se eles foram ou não vítimas de algum tipo de crime e qual o impacto da violência sobre suas vidas. A pesquisa deverá subsidiar o Ministério da Justiça na implantação de políticas públicas que possam agir contra a incidência de crimes por áreas e tipos de pessoas mais expostas à violência.
A pesquisa também pretende mensurar o crime, a violência, investigar as razões da existência da subnotificação de crimes e conhecer os riscos da vitimização em diferentes grupos sociais. O Ministério da Justiça aposta numa revelação do medo do crime e da relação desse sentimento com possibilidades concretas de vitimização. Serão avaliadas inclusive a qualidade das instituições do sistema de segurança pública.
O Instituto Datafolha já deu início à coleta de dados no Piauí. Em todo o Brasil, deverão ser ouvidas mais de 70 mil pessoas residentes nos municípios com mais de 15 mil habitantes. O trabalho de campo durará sete meses. Os resultados deverão ser divulgados em fevereiro de 2011.