
Motorista é resgatado após carro cair em ribanceira na BR-230, em Oeiras
20/07/2025 - 17:32Acidente aconteceu na tarde deste domingo (20), a cerca de 3 km do Posto Clementino; homem foi encontrado consciente e sem ferimentos graves
Oeiras está entre as sete cidades piauienses selecionadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça, para participar da 1ª Pesquisa Nacional de Vitimização. A pesquisa está sendo feita pelo Instituto Datafolha e tem o objetivo de obter um dado abrangente sobre a percepção da população em todos os Estados e no Distrito Federal a respeito de condições de vida, fatores de risco e segurança. No Piauí, além de Oeiras foram selecionados os municípios de Teresina, Esperantina, Floriano, Picos, Parnaíba e União.
O questionário perguntará aos os entrevistados se eles foram ou não vítimas de algum tipo de crime e qual o impacto da violência sobre suas vidas. A pesquisa deverá subsidiar o Ministério da Justiça na implantação de políticas públicas que possam agir contra a incidência de crimes por áreas e tipos de pessoas mais expostas à violência.
A pesquisa também pretende mensurar o crime, a violência, investigar as razões da existência da subnotificação de crimes e conhecer os riscos da vitimização em diferentes grupos sociais. O Ministério da Justiça aposta numa revelação do medo do crime e da relação desse sentimento com possibilidades concretas de vitimização. Serão avaliadas inclusive a qualidade das instituições do sistema de segurança pública.
O Instituto Datafolha já deu início à coleta de dados no Piauí. Em todo o Brasil, deverão ser ouvidas mais de 70 mil pessoas residentes nos municípios com mais de 15 mil habitantes. O trabalho de campo durará sete meses. Os resultados deverão ser divulgados em fevereiro de 2011.