Geral
Oeiras: Secretária Municipal de Educação presta contas e anuncia metas para 2014
Por: Da Redação em 09/01/2014 - 00:15
A secretária municipal de Educação, Tiana Tapety, reuniu a imprensa na manhã desta quarta-feira,08, para fazer uma prestação de contas das ações desenvolvidas frente a educação municipal oeirense durante o ano de 2013 e anunciar as metas para 2014.
De acordo com a secretária 2013 foi um ano positivo para a educação municipal e que pretende avançar ainda mais em 2014. “Em 2014 nosso foco é a maior aprendizagem”, disse a secretária, ao lançar o calendário para o ano que se inicia e que terá 200 dias letivos, conforme prevê a LDB.
Tiana Tapety também afirmou que este ano será dada sequência ao processo de Municipalização do Ensino Infantil e Fundamental em Oeiras, e que neste semestre a Rede Municipal receberá cerca de 400 novos alunos – matriculados do Infantil ao 6º ano. Como parte desse processo, a partir de fevereiro, quando se dará o início do ano letivo, a Unidade Escolar Visconde da Parnaíba funcionará como anexo das escolas Girassol e Juarez Tapety, recebendo, prioritariamente, alunos vindos de assentamentos e outras localidades da zona rural de Oeiras. “O objetivo é otimizar o transporte escolar e dar mais comodidade ao aluno transportado da zona rural. Hoje os ônibus do transporte escolar têm que percorrer várias escolas para buscar os alunos. Concentrando nessas escolas, reduziremos tempo e o trabalho será otimizado”, enfatizou a gestora, acrescentando que o ‘Visconde da Parnaíba’ está sendo completamente reformado.
Referente a valorização dos professores da rede municipal, a secretária informou que os 343 profissionais efetivos ganham acima do piso. Em 2014, essa valorização será reforçada por meio da meritocracia. “Vamos melhorar o salário do profissional de acordo com seus avanços e desempenho de sala de aula. Continuarão recebendo o piso normalmente, e aqueles que se destacarem em suas atividades receberão um benefício a mais”, explica Tiana.
Para 2014, a secretaria de educação deverá manter o sistema de simulado que foi concebido nos moldes da Prova Brasil e que foi denominado de “Prova Oeiras”. É uma prova multidisciplinar, feita bimestralmente, que tem por objetivo identificar os níveis de ensino dos alunos das escolas municipais.
Sucesso no Festival de Cultura de 2013, a Praça do Livro, deverá novamente acontecer em 2014. No entanto, o evento passará a ser chamado de FLOR – Feira Literária Oeirense - e deverá contar com a participação de um escritor infantil em sua programação.
Outra novidade, é que a escola Juarez Tapety passa a funcionar em regime integral, com aulas no turno da manhã e oficinas de Teatro, música, capoeira, letramento, matemática, percussão e hip hop, como parte do programa ‘Mais Educação’ no período da tarde. Além do Juarez Tapety, mais seis escolas municipais são contempladas com atividades do ‘Mais Educação’.
Tiana Tapety informou também que outra importante ação, para este ano será a implantação de salas multifuncionais para atender as crianças com necessidades especiais. Escolas como Girassol, Contentamento, Dom Edilberto e Uberaba, serão comtempladas com as salas.
Durante a entrevista, a secretária anunciou que as aulas da rede municipal de Educação terão início dia 10 de fevereiro.
Confira aqui o calendário letivo de 2014