
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
 Oeiras sediou neste sábado, 03, o Seminário Piauiense de Mobilização sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento, organizado pela União dos Conselhos Municipais de Educação - UNCME e realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, contou com a participação do prefeito José Raimundo e reuniu cerca de 150 profissionais de educação, de 23 municÃpios.
O seminário detalhou os avanços e a. estrutura do documento até o momento. "Queremos mobilizar os municÃpios piauienses para entenderem o processo e a implementação da Base Nacional Curricular Comum para, a partir daÃ, articularem para elaborar o texto municipal", comenta Risalva Cardoso, coordenadora do Seminário Piauiense de Mobilização sobre a BNCC.
A BNCC é um conjunto de orientações que deverá nortear os currÃculos das escolas em redes públicas e privadas de ensino de todo o Brasil, trazendo os conhecimentos essenciais, as competências e as aprendizagens pretendidas para as crianças e jovens em cada etapa da Educação Básica. O objetivo é promover maior equidade e qualidade do ensino no paÃs por meio de uma referência comum obrigatória para todas escolas, respeitando a autonomia assegurada pela Constituição aos entes federados - municÃpios, Estados e o Distrito Federal - e à s escolas.
Além de Oeiras, o seminário também foi realizado nas cidades de Piripiri e São Raimundo Nonato. "Para nós, é motivo de alegria Oeiras ser um dos municÃpios escolhidos para sediar os debates sobre a Base Nacional Comum Curricular, porque é um assunto pertinente e necessário. A Base é um caminho para a construção de um currÃculo, onde possamos trabalhar a partir do nosso contexto, levando as crianças a construir outros contextos. É um momento muito importante e Oeiras foi escolhida por ser um municÃpio que apresenta um compromisso com a Educação, com resultados crescentes. Isso demonstra que nosso trabalho está no caminho certo", destaca a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety.