
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
Oeiras e mais quatro municípios - União, Joaquim Pires, São João do Piauí e Nazária - foram contemplados para a experiência-piloto do Programa Um Computador por Aluno (Prouca). O projeto é uma parceria da Secretaria Estadual do Piauí (Seduc), através da Coordenação de Tecnologia Educacional com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), que está capacitando uma equipe de professores para sua implantação, no segundo semestre deste ano.
De acordo com a coordenadora Alzira Lopes Filha, essa capacitação tem efeito multiplicador, porque essa equipe vai transmitir os conhecimentos para os professores nas escolas e estes, aos alunos, objetivando melhorar o processo de ensino-aprendizagem, através da tecnologia.
“Acredito que esse projeto irá revolucionar as escolas, porque os alunos vão conviver diariamente com uma tecnologia que ainda não está disponível para todo mundo; é uma coisa nova na escola”, disse a coordenadora, acrescentando que é uma experiência nova que está sendo implantada no país e que os alunos do Piauí estão sendo incluídos nesse processo.
Ela assegurou que o Programa Um Computador por Aluno proporcionará a cada estudante um laptop. O equipamento também será disponibilizado aos professores e à direção das escolas, para o trabalho de ensino-aprendizagem.
Os equipamentos foram doados às escolas através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Um Computador por Aluno
O Prouca é uma iniciativa da Presidência da República, coordenada em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), que visa promover a inclusão digital mediante a distribuição de computadores portáteis (laptops) em escolas públicas da rede de educação básica.
Além dos equipamentos, o Ministério também está provendo banda larga e infraestrutura de rede sem fio para os estabelecimentos de ensino participantes, além da capacitação dos professores para uso do equipamento e utilização dessa tecnologia no processo pedagógico escolar.
Com informações CCOM