Geral
Oeirenses atentos para resolver pendências do tÃtulo de eleitor
Por: Da Redação em 12/03/2010 - 00:18
O cartório Eleitoral da 5ª Zona está trabalhando no sentido de chamar a atenção dos eleitores para a data limite de requisição do tÃtulo de eleitor, transferência de domicÃlio ou revisão de dados.
Na sede da Justiça Eleitoral de Oeiras já existe uma grande procura pela requisição do tÃtulo de eleitor e também para a regularização junto ao TRE, e a tendência, até o dia 5 de maio, é de que a procura aumente ainda mais. Isso porque é na primeira semana de maio que acaba o prazo para fazer o alistamento, a atualização de dados cadastrais e transferência do documento, sem o qual não é possÃvel votar.
Para fazer a transferência, é necessário comparecer ao Fórum munido do tÃtulo de eleitor, e das originais e cópias do documento de identidade e do comprovante de residência, que deve ter mais de 90 dias. Já para o alistamento, além desses documentos, é preciso também que, no caso dos homens, seja apresentado o comprovante de quitação com o serviço militar. A pessoa já sai do Fórum com o novo tÃtulo de eleitor.
A recomendação do Chefe do Cartório Eleitoral de Oeiras, Josevan Jorge, é a de que as pessoas não deixem para buscar o serviço na última hora a fim de evitar filas e outros transtornos, lembrando que o eleitor menor que completar 16 anos até o dia da eleição, 05 de outubro, poderá fazer inscrição eleitoral até o dia 05 de maio. Vale salientar que o menor de 16 anos, embora possa tirar o tÃtulo, não tem obrigação de votar. Também é facultativo o voto para o analfabeto e para o maior de 70 anos.