
Prazo para atualização cadastral do Minha Casa Minha Vida termina dia 31 em Oeiras
30/07/2025 - 10:20Somente famílias já cadastradas podem atualizar informações para participar da seleção; resultado da elegibilidade sai dia 15 de agosto
Queridos amigos e amigas:
Dias atrás o Carlos Rubem, presidente da FNT, diante da informação segundo a qual o Ministério da Cultura estabeleceu um prazo para que fossem indicadas pessoas merecedoras da Medalha do Mérito Cultural, versão 2009, pediu-me para estudar a possibilidade de indicarmos “in memorian”, para receber a condecoração, o nome do Professor Possidônio Queiroz.
Como se trata de um prêmio segmentado em diversas áreas de atividade cultural, pensamos, inicialmente, em inscrevê-lo no segmento “Música”. Conversando, no entanto, percebemos que não seria nem justo nem verdadeiro caracterizá-lo desta maneira: grande compositor que realmente foi, Possidônio, no entanto, foi muito mais do que apenas músico dada importância intelectual e moral assumida por ele na sociedade oeirense. Seja, no entanto, qual for o segmento adequado – há um intitulado “Humanidades”– salta aos olhos de quem conheceu a vida e as obras do Velho Bruxo de Oeiras que lhe sobram méritos para merecer a supracitada medalha.
Acontece, porém, que o ato isolado de indicar-lhe o nome, por melhor que buscássemos justificar tal atitude, não daria conta do significado que teve como exemplo de conduta para todos os que o conheceram, oeirenses ou não, pessoalmente ou através de sua obra e de sua legenda. Pensamos, então, em compartilhar esta indicação com os que desejarem , para ela, contribuir e, assim, apresentar ao Minc não uma indicação, partida de A ou B, mas, em uníssono, com a voz de muitos.
12 de junho é o último prazo para indicação dos nomes a serem agraciados. Não temos tempo a perder, portanto. Escreva, em poucas linhas, Porque concordo com a indicação do professor Possidônio Queiroz (in memorian) para a Medalha do Mérito Cultural e envie para crubem@yahoo.com.br e/ou jocaoeiras@yahoo.com.br ou aponha seu comentário na página de Campanha do Portal do Sertão.
Joca Oeiras