Geral
Oficinas do festival de cultura já estão acontecendo
Por: em 13/10/2009 - 10:09
Já foram iniciadas neste final semana oficinas oferecidas na grade de programação da sexta edição do Festival de Cultura de Oeiras, que vai acontecer de 22 a 24 de outubro.
Estão sendo oferecidas 6 oficinas na área da dança, teatro, flauta doce, teoria musical, restauração e teatro de bonecos. O primeiro módulo da oficina de dança, ministrada por Luiz Carlos Vale, aconteceu de 2 a 4 de outubro. Neste último final de semana aconteceu o segundo módulo, juntamente com as oficinas de Flauta Doce com a professora Irisneilde, Teoria Musical com o professor Ravel e Restauração, ministrada pela arte-educadora Elenilce e pela pedagoga Sueli, ficando apenas as de Teatro, com Adalmir Miranda, e Teatro de Bonecos, com Afonso Miguel, iniciando a partir do dia 13 de outubro.
A implantação de oficinas como uma atividade permanente na grade de programação dos festivais promovidos pelo Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauà – Fundac, faz parte da polÃtica de democratização da cultura abraçada desde 2003. O principal objetivo das oficinas é criar possibilidades de auto-sustentabilidade para os participantes, mostrando que cultura e conhecimento podem gerar renda e desenvolvimento para a comunidade local.
Oeiras foi a primeira cidade onde se realizou a experiência piloto dos festivais, justamente por sua vocação cultural, ficando conhecida por possuir um patrimônio arquitetônico de grande valor, comparado ao de Ouro Preto, em Minas Gerais. Seus casarões estão entre as mais belas edificações em estilo barroco do Brasil.
Sem falar na riqueza das manifestações culturais encontradas no municÃpio, herança marcante da diversidade étnica da região, merecendo destaque o já consagrado grupo Os Bandolins de Oeiras, formado por senhoras entre 65 e 80 anos do municÃpio, que não deixaram a tradição morrer mantendo um calendário de apresentações a cada ano.
A sexta edição do Festival de Cultura de Oeiras é uma realização do Sebrae, Prefeitura de Oeiras, Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauà – Fundac, Setur, CCom, Ministério do Turismo, Governo Federal, com patrocÃnio da Caixa Econômica Federal. Este ano, o festival acontecerá em vários palcos diferentes, descentralizando suas ações, ampliando o público e oferecendo uma programação rica e diversificada. A programação será composta de uma feira gastronômica e de artesanato, palco para shows, mostra de cinema, terreiro para apresentações da cultura tradicional, espaço cultural para lançamento de livros e palestras e ainda roteiros turÃsticos.
Fonte:CCOM