
Polícia Militar apreende drogas, celular com restrição e motocicleta adulterada em Oeiras
30/04/2025 - 08:38Abordagem no bairro Canela resulta na condução de suspeito à Delegacia Seccional após patrulhamento da Operação Planejada
O Núcleo integrado da SEFAZ/Deccortec, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal, realizou na manhã de hoje (24) uma operação no Posto da PRF, na BR-316, para coibir a sonegação fiscal.
A Operação teve início às 6h da manhã e terminou por volta das 10h. A equipe abordou caminhões, carros pequenos e ônibus para verificar o trânsito de mercadorias sem a apresentação de nota fiscal. Em quatro horas de fiscalização, foram apreendidos 15 toneladas de feijão, seis malas com confecções, um aparelho de som e 2.800 kg de mel com situação fiscal irregular.
De acordo com a coordenadora de fiscalização itinerante da SEFAZ, Cleomara Texeira, a mercadoria apreendida foi levada ao posto fiscal da Tabuleta, onde ficará guardada até a chegada do proprietário. “Ao chegar no posto fiscal, nós fazemos um levantamento do valor da mercadoria e a partir daí calculamos os impostos e multas cabíveis. Os proprietários das cargas apreendidas na manhã de hoje já foram procurados para regularizar a situação”, afirma.
A ação conjunta da SEFAZ/Deccortec e Polícia Rodoviária Federal é primordial para combater a sonegação de impostos. Em uma revista de rotina, na quinta-feira, foram apreendidos produtos de informática, cosméticos e confecções, vindos do Rio de Janeiro.
De acordo com o diretor da Unitran - Unidade de Mercadoria em Trânsito da Sefaz-PI, Flávio Chaib, "operações como a de hoje apresentam diversas finalidades: repressiva, por combater o transporte irregular de marcadorias e a consequente sonegação fiscal; preventiva, uma vez que os empresários passam a perceber a presença da fiscalização e começam a entender a importância de estar regular com o fisco; e também é fundamental para proteger a livre concorrência e o contribuinte que paga corretamente seus tributos".
Ai5Piauí