
Mulher é presa em flagrante com munições, aparelhos eletrônicos e mais de R$ 2 mil em espécie durante operação contra tráfico em Picos
02/05/2025 - 18:40Todo o material foi recolhido e encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.
A Polícia Civil do Estado do Piauí, por meio da Comissão Investigadora do Crime Organizado (CICO), Delegacia de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (DEPRE) e Núcleo de Inteligência (NI) deflagrou às 06 horas da manhã desta quinta-feira (9), a "Operação Segor", com o objetivo de desarticular e prender integrantes de quadrilhas que atuam na microrregião de Picos. Tais quadrilhas são especializadas em tráfico de drogas, receptação de cargas roubadas e homicídios.
O delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, comanda a operação junto com a Cico (Comissão Investigadora do Crime Organizado), e que tem a participação de policiais da delegacia de Oeiras.
A Operação Segor visa dar cumprimento a 22 mandados de prisão e 28 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juiz da 4ª Vara de Picos. As investigações foram comandadas pelos elegados Tiago Dias (CICO) e Samuel Silveira (DEPRE).
Veículo Ford Fusion e motocicleta Falcon apreendidos
Em Picos foram sequestrados bens como Hotel, casas e concessionária de veículos. Em Teresina vai ser preso um dos maiores traficantes da capital.
As prisões e buscas acontecem em seis cidades: Picos, Jaicós, Bocaina, Santo Antônio do Lisboa e na capital, Teresina. Participam da operação equipes da CICO, DEPRE, NI, SOE, GAM, policiais das delegacias regionais de Picos, Oeiras, Piracuruca, Campo Maior e Água Branca. Também dão suporte à “Segor” policiais militares de Oeiras, Picos, GATE, RONE, e Polícia Rodoviária Federal. Participam também auditores e técnicos da Secretaria de Fazenda do Estado.
Destaca-se como chefe da organização criminosa o nacional de iniciais A. M. que comandava a distribuição de drogas em Picos, após a morte do traficante identificado como Rutácio, em 2011. Em decorrência da disputa pelo tráfico de drogas na região, ocorreram diversos homicídios nos anos de 2009, 2010 e 2011. No decorrer das investigações foram apreendidos pela DEPRE onze quilos de cocaína, sendo a maior apreensão já feita na cidade de Picos.
Na "Operação Segor" foram expedidos mandados de sequestro de diversos imóveis obtidos através do tráfico de drogas, dentre eles um hotel, um prédio de apartamentos e dois estabelecimentos comerciais, além de vários veículos automotores. Também foi determinado bloqueio de diversas contas bancárias dos investigados.
Cargas roubadas
No decorrer das investigações de tráfico de drogas e homicídios na microrregião de Picos, descobriu-se também a participação de alguns investigados na receptação e distribuição de mercadorias roubadas no sul do Piauí e em Estados vizinhos como Pernambuco e Bahia.
A “operação Segor” decorreu de um trabalho integrado entre a CICO, DEPRE, e Delegacia Regional de Picos, contando com a atuação direta do Ministério Público e do Poder Judiciário.
Tal integração foi formalizada em reunião realizada no mês de junho de 2011, quando representantes da Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário formaram o Núcleo de Enfrentamento ao Crime Organizado (NECO). Ressalte-se a participação do presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Edvaldo Moura e do Desembargador Erivan Lopes.