
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Durante o lançamento à imprensa da 15ª Caminhada da Fraternidade, o presidente da ASA (Ação Social Arquidiocesana) e mentor do evento, Padre Tony comparou o povo teresinense com um solo fértil, daí o motivo do sucesso da Caminhada, que em 2009 contou com cerca de 65 mil participantes.
“Quando começamos com a Caminhada da Fraternidade talvez não se pensasse que ela fosse conseguir tamanho alcance. Só que ela caiu em terreno fértil, que é o povo de Teresina, de coração tão nobre. E a cada dia que passa mais se consolida a grandeza de partilha do nosso povo”, afirma padre Tony.
Indagado sobre o fato da Caminhada da Fraternidade não ganhar o destaque merecido a nível nacional, o padre foi enfático em afirma que existe certo preconceito por parte dos outros estados brasileiros com o Piauí.
“A Caminhada não é mostrada na mídia nacional porque somos de Teresina. É exatamente o problema da exclusão. O Sul e o Sudeste nos excluem, eles acham que são os donos da razão, por isso não mostram a grandeza da Caminhada da Fraternidade”.
A 15ª Caminhada da Fraternidade acontece no próximo dia 13 de junho. O lançamento à imprensa foi feito na manhã desta terça-feira (16), na sede do Palácio Episcopal. Este ano a caminhada tem o tema “Solidariedade com a bola toda” e homenageia a Copa do Mundo, que será disputada na África do Sul.
Os kits da Caminhada da Fraternidade este ano custam R$ 15,00 e serão vendidos em diversos pontos espalhados pela cidade de Teresina.
Às 19 horas de hoje, no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, na Avenida Frei Serafim, será feito o lançamento da Caminhada à comunidade.
Novidade
Este ano a Caminhada da Fraternidade terá mais uma novidade. Em 2003 foi instituído o “Concurso de Reportagem Dom Avelar Brandão Vilela”, que premia os melhores trabalhos produzidos pelos meios de comunicação acerca do tema.
Para 2010, o prêmio foi dividido em duas categorias. Serão premiados os trabalhos feitos sobre a cobertura da Caminhada em si, além dos materiais produzidos acerca dos serviços beneficiados pela Caminhada.