
8ª GRE se destaca na 4ª edição do Prêmio Alfa-10 durante evento do Pacto pela Educação 2025
01/05/2025 - 08:30Três escolas da região são reconhecidas por resultados expressivos no IDEPI-Alfa
Sabemos que a literatura é a arte das palavras; difere das demais artes pela maneira como se expressa. E como toda arte, é uma transfiguração do real, a realidade é recriada através do espÃrito do escritor e retransmitida através da palavra.
Neste sentido, a literatura promove no homem o desenvolvimento de sua intelectualidade, proporcionando-lhe um equilÃbrio moral e psicológico, bem como uma maior integração com a realidade que o cerca.
Vale ressaltar que a priori ao conhecimento da literatura estrangeira ou nacional, faz-se necessário o conhecimento da literatura local. Desta feita, a Sociedade Educacional Paulo Freire – Oeiras-PI – honrosamente adotou a partir do ano de 2012 no Ensino Fundamental Anos Finais (7º ano) o livro Passeio a Oeiras, de autoria do médico, historiador e escritor oeirense Dr. Dagoberto Carvalho Júnior, uma vez que este livro retrata com propriedade a história da primeira capital do PiauÃ.
Passeio a Oeiras revela uma riqueza histórica e sentimental do berço da civilização piauiense. Já foi editado seis vezes e prefaciado por grandes escritores piauienses, a saber: Humberto Guimarães (1ª edição), A. Tito Filho (2ª edição), M. Paulo Nunes (3ª edição), Moisés Reis (4ª edição), Fonseca Neto (5ª edição), Elmar Carvalho (6ª edição).
Enfatiza Fonseca Neto que ler Passeio a Oeiras é captar os sons da Oeiras de todo o tempo, de toda casta, de cada lugar da sua geografia de becos... É um livro-canto.
Afirma a professora Cassà Neiva, mentora do projeto, que todo oeirense, especialmente os estudantes, precisam ler Passeio a Oeiras, pois a leitura deste livro nos transporta para uma riquÃssima viagem de conhecimentos da urbe mochina. É fonte viva da história e memória da nossa terra.
A mostra literária do presente livro será realizada no segundo semestre de 2012, após a leitura e construção de conhecimentos por parte dos discentes freireanos.