
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
A Sociedade Educacional Paulo Freire, acreditando na influência transformadora que a literatura tem no contexto social, homenageou, neste ano de 2014, o escritor pré-modernista, Lima Barreto no projeto “Pedagogia da Literatura”, com o tema: “Lima Barreto e a história dos vencidos”.
Lima Barreto foi um incansável crítico no que diz respeito ao processo de modernização do Brasil e um inovador da literatura de seu tempo. Seus temas são atuais até hoje, uma vez que sua obra volta-se para uma crítica feroz à sociedade em geral, trazendo à tona o cotidiano, a luta contra o preconceito e assuntos ligados à marginalização social e racial.
Em sua obra não havia espaço para “meias verdades” e para a hipocrisia, pois tinha o objetivo claro de desmascarar todas as contradições sociais, traçando assim um perfil crítico da sociedade de seu tempo.
Suas obras “Recordações do Escrivão Isaías Caminha”, “Triste Fim de Policarpo Quaresma” e “Clara dos Anjos” foram analisadas durante o projeto, sob os aspectos literário, histórico, político e social. O projeto culminou com a apresentação cultural na Praça de Eventos no dia 06/06/14.
O evento foi coordenado pela direção pedagógica e pelas coordenações do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, obedecendo à seguinte programação:
- Mesa de bate-papo literário;
- Análise interpretativa da obra feita por cada membro da equipe;
- Programas de Rádio apresentado pelas equipes abordando as obras: Clara dos Anjos, Recordações do Escrivão Isaías Caminha e Triste Fim de Policarpo Quaresma, apresentados na rádio FM Educativa Cristo Rei;
- Construção final da Folhinha Literária que foi entregue para as pessoas que assistiram ao evento;
- Apresentação teatral e musical.
Veja as fotos: