
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Está publicado no Diário Oficial da Justiça Eletrônico, com data para sair na edição impressa desta sexta-feira (29/04): O Juiz da 1ª Zona Eleitoral, Antonio Lopes de Oliveira, julgou procedente Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 51764-37.2008.6.18.0001 ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral que pede a cassação do diploma dos eleitos nas Eleições 2008, Sílvio Mendes, do PSDB (prefeito na época) e Elmano Ferrer, PTB (vice).
A decisão é do dia 27 de abril, quarta-feira, e também decreta a inelegibilidade de Silvio, Elmano, do deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) e do ex-presidente da Fundação Municipal de Saúde João Orlando Ribeiro Gonçalves. Segundo a denúncia do Ministério Público Eleitoral, aceita pelo juiz Antonio Lopes, na gestão Silvio Mendes foram realizadas nomeações irregulares para cargos públicos no período que antecede o pleito eleitoral.
São acusados assim de abuso de poder político e econômico. De acordo com a investigação, foram feitas mais de 170 nomeações no período eleitoral. A ação é a mesma que surpreendeu a política local em outubro do ano passado, quando, em pleno dia de eleição, a Justiça Eleitoral já havia pedido a cassação de Elmano, já que este deixou de ser vice e se tornou prefeito assim que Silvio saiu, em março de 2010, para ser candidato a governador. Silvio, que hoje não é mais prefeito, seria prejudicado por estar inelegível por três anos, não podendo, caso confirmasse, ser candidato nas Eleições 2012. Elmano, por sua vez, que está sob efeito de liminar, perderia o mandato de vez. Luciano Nunes, que é deputado estadual reeleito, também perderia o mandato.