
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
 A Penitenciária Regional de Oeiras, referência no sistema prisional da região, recebeu a notÃcia de sua contemplação na edição do Edital para Clubes de Leitura e Remição de Pena, uma iniciativa que busca valorizar a diversidade e atender populações mais vulneráveis no território nacional.
O processo de seleção incluiu diversas etapas, desde inscrição, seleção, confecção de relatórios, registros e entrevistas com a gerência e equipe de Humanização da unidade. No total, foram escolhidas 25 instituições em 12 estados brasileiros, sendo 11 unidades prisionais femininas, 13 masculinas e uma mista.
A Penitenciária de Oeiras se destacou pela sua atuação significativa na remição de pena, estabelecendo parcerias com a vara de justiça responsável, Ministério Público e ações de polÃticas públicas dos estados. Essa contribuição tem impacto direto no desencarceramento e na reinserção das pessoas na sociedade por meio do estudo e da leitura.
Cada instituição contemplada receberá 150 livros, abrangendo seis tÃtulos com 25 exemplares de cada. Além disso, será oferecido um curso de mediação de leitura e acompanhamento na gestão do projeto.
A Companhia das Letras, responsável pela iniciativa, expressou gratidão a todas as unidades e instituições que participaram do edital, destacando a importância dessas ações para promover a cultura, educação e oportunidades de reinserção.
Carlos Andrade, diretor da Penitenciária Regional de Oeiras (foto abaixo), expressou seus agradecimentos, dedicando o êxito a Deus e a diversos colaboradores que apoiaram a unidade, especialmente a Dra. Cyntya Tereza Sousa Santos, Defensora Pública-Núcleo de Oeiras; o Secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto; o Juiz da 1ª Vara de Oeiras, Dr. Rafael Mendes Palludo; o Promotor José Sérvio de Deus Barros; o Dr. Fidelman Fontes, presidente da OAB - subseção Oeiras; o Padre João de Deus e a Pastoral Carcerária.
Instituições Selecionadas: