Geral
Penitenciária de Oeiras é contemplada em Edital Nacional para Clubes de Leitura e Remição de Pena
O processo de seleção incluiu diversas etapas, desde inscrição, seleção, confecção de relatórios, registros e entrevistas com a gerência e equipe de Humanização
Por: Da Redação em 19/12/2023 - 12:55
A Penitenciária Regional de Oeiras, referência no sistema prisional da região, recebeu a notícia de sua contemplação na edição do Edital para Clubes de Leitura e Remição de Pena, uma iniciativa que busca valorizar a diversidade e atender populações mais vulneráveis no território nacional.
O processo de seleção incluiu diversas etapas, desde inscrição, seleção, confecção de relatórios, registros e entrevistas com a gerência e equipe de Humanização da unidade. No total, foram escolhidas 25 instituições em 12 estados brasileiros, sendo 11 unidades prisionais femininas, 13 masculinas e uma mista.
A Penitenciária de Oeiras se destacou pela sua atuação significativa na remição de pena, estabelecendo parcerias com a vara de justiça responsável, Ministério Público e ações de políticas públicas dos estados. Essa contribuição tem impacto direto no desencarceramento e na reinserção das pessoas na sociedade por meio do estudo e da leitura.
Cada instituição contemplada receberá 150 livros, abrangendo seis títulos com 25 exemplares de cada. Além disso, será oferecido um curso de mediação de leitura e acompanhamento na gestão do projeto.
A Companhia das Letras, responsável pela iniciativa, expressou gratidão a todas as unidades e instituições que participaram do edital, destacando a importância dessas ações para promover a cultura, educação e oportunidades de reinserção.
Carlos Andrade, diretor da Penitenciária Regional de Oeiras (foto abaixo), expressou seus agradecimentos, dedicando o êxito a Deus e a diversos colaboradores que apoiaram a unidade, especialmente a Dra. Cyntya Tereza Sousa Santos, Defensora Pública-Núcleo de Oeiras; o Secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto; o Juiz da 1ª Vara de Oeiras, Dr. Rafael Mendes Palludo; o Promotor José Sérvio de Deus Barros; o Dr. Fidelman Fontes, presidente da OAB - subseção Oeiras; o Padre João de Deus e a Pastoral Carcerária.

Instituições Selecionadas:
- Colônia Penal de Simões Filho - BA
- Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Belo Horizonte - MG
- Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade - MG
- Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Alfenas - MG
- Escola Estadual Gabriel Odorico/Campo de Machado - MG
- Escola GPA - Complexo Público Privado I Ribeirão das Neves - Machado – MG
- Presídio Promotor José Costa - Sete Lagoas - MG
- Universidade Federal de Mato Grosso/Unidade Prisional Penitenciária Ana Maria do Couto May - MT
- Centro de Reeducação Feminina de Marabá - PA
- Unidade de Custódia e Reinserção Mocajuba - PA
- Penitenciária Regional de Oeiras - PI
- Cadeia Pública Feminina de Londrina - PR
- Penitenciária Estadual de Ponta Grossa - Unidade de Segurança - PR
- Instituto Penal Cândido Mendes - RJ
- Complexo Penal Estadual Agrícola Dr. Mário Negócio - RN
- Cadeia Pública Dinorá Simas Lima Deodato - Ceará Mirim - RN
- Complexo Penal Regional de Pau dos Ferros - RN
- Penitenciária Feminina de Vilhena - RO
- Penitenciária Estadual de Rio Grande - RS
- Presídio Regional de Santa Maria -RS