
8ª GRE realiza grande revisão preparatória para o Enem e Saeb em Oeiras
13/05/2025 - 11:53O encontro tem como propósito oferecer aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio uma experiência abrangente de preparação para o Enem e o Saeb.
Uma pesquisa envolvendo mais de 3 mil professores de educação fÃsica de todo o paÃs revelou questões como a necessidade de melhorias na estrutura e a falta de materiais para as aulas. O estudo, conduzido pelo Instituto PenÃnsula, ONG, contou com a participação de profissionais de escolas públicas (86%) e particulares (13%) durante os meses de outubro e novembro de 2023.
De acordo com os dados levantados, 94,7% dos professores apontaram a necessidade de melhorias nos espaços onde as aulas de educação fÃsica são ministradas. Entre os problemas destacados encontram-se a má condição das quadras esportivas, a ausência de vestiários e a falta de materiais como bolas de handebol, basquete, vôlei e até mesmo futsal.
Quando questionados sobre as estratégias adotadas diante dos problemas de infraestrutura, 51,9% mencionaram o uso de seu próprio material, 50,9% afirmaram que confeccionam seu próprio material, 16% utilizam doações, 14,6% realizam atividades que não necessitam de material e 11,1% levam os estudantes para fora do ambiente escolar.
Além disso, a pesquisa revelou que 79,8% dos professores já adquiriram materiais com recursos do próprio bolso em algum momento. Entre os materiais mais comumente comprados pelos docentes estão bolas de futsal (19,2%), bolas de vôlei (17%), bambolês (13,6%) e bolas de handebol (11,2%).
Outro ponto de destaque apontado pela pesquisa é o fato de que 76,1% dos professores já presenciaram situações de bullying durante as aulas de educação fÃsica. A maioria dos casos envolveu crÃticas à habilidade técnica de outros alunos (79,7%), mas também foram registradas questões relacionadas à aparência (54,6%), gênero (28,8%) e sexualidade (23%).
Diante dessas questões, alguns professores indicaram sentir falta de preparo para lidar com situações de bullying (21,4%). A pesquisa também abordou as dificuldades na inclusão de meninas nas aulas de educação fÃsica, sendo que 36,9% dos entrevistados destacaram esse problema.