
Jailson Reis Multimarcas dita elegância e autenticidade na moda masculina em Oeiras
23/05/2025 - 16:05Roupas que valorizam estilo, presença e bom gosto em um espaço feito para homens exigentes
O Piauà está entre os estados que mais gastam com o Poder Judiciário no paÃs. O Judiciário piauiense aparece em terceiro lugar no ranking, superado pelos estados de Alagoas e Maranhão. Os dados foram divulgados pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), após estudo sobre a pesquisa "judiciário em Números".
Foi constatado na pesquisa que estados menos desenvolvidos gastam mais para manter a Justiça do que os estados mais ricos e desenvolvidos. Os estados classificados como de baixo IDH: Maranhão, Alagoas, PiauÃ, ParaÃba e Sergipe, consumiram, em 2008, 1,19% do Produto Interno Bruto (PIB) para bancar a estrutura e a folha de pessoal da área. Já nos estados mais desenvolvidos, os gastos com o Judiciário fica em 0,61% do PIB.
Pelo que foi constatado na pesquisa, em termos absolutos, no entanto, os estados com IDH elevado desembolsaram mais com a Justiça que todas as demais unidades da Federação juntas. Em 2007, a Justiça estadual gastou R$ 16,6 bilhões (0,65% do PIB). Mais da metade veio de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal. A situação foi a mesma no ano passado, quando a despesa chegou a R$19 milhões.
Fonte: Correio da ParaÃba