Geral
Piauà está em estado de emergência ambiental
Por: Da Redação em 05/04/2010 - 23:52
O Piauà está em estado de emergência ambiental. Essa foi uma das primeiras medidas tomadas pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Vieira Teixeira, ao tomar posse no cargo no dia 31 de março, em substituição a Carlos Minc, que saiu para disputar as eleições em outubro. A "seca que se inicia" é a motivação da portaria assinada no dia 1º de abril e publicada nesta segunda-feira (5) no Diário Oficial da União (DOU). Izabella Teixeira é funcionária de carreira do Ibama desde 1984.
Mau sinal que parte da burocracia governamental em BrasÃlia, embora seja considerada uma medida aguardada em se tratando de um Estado que periodicamente sofre com os efeitos da seca. O Ministério do Meio Ambiente praticamente antecipou a estiagem no PiauÃ, ainda que alguma chuva deva cair em abril e maio. A portaria leva em consideração os compromissos internacionais do Brasil de evitar a emissão de gás carbônico para a atmosfera oriundos de queimadas e incêndios florestais.
A "ameaça iminente de focos de queimadas na estação seca que se inicia" levará à necessidade de contratação de brigadas municipais para o combate ao fogo. Durante todo o ano de 2010 estarão em estado de emergência ambiental, além do PiauÃ, os Estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.