Na última sexta-feira (22), O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou a portaria que declara o fim da emergência sanitária provocada pela Covid-19. Queiroga afirmou que a principal mudança é "essa questão de se restringir, de maneira desarrazoada, as liberdades individuais".
Antônio Neto pontuou que o documento emitido pela Sesapi ainda passará pela avaliação da governadora Regina Sousa (PT), mas garantiu que o caminho a ser trilhado pelo Piauí será aquele determinado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O gestor avaliou que ainda é cedo para decretar o fim do estado emergência relacionada à pandemia e relembrou episódios nos quais países estrangeiros tiveram que retroceder de decisões de flexibilização após o registro de novos casos.
“A orientação da Secretaria de Saúde, que já liberou um parecer técnico que ainda será avaliado pela governadora, é no sentido de continuar trilhando o caminho da OMS. A pandemia não está ainda totalmente controlada, não está acabada, temos várias situações em alguns países que está havendo um rebote e a OMS não recomenda ainda que sejam tomadas todas as medidas em um sentido bem amplo”, frisou Antônio Neto.



