O leilão foi realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para exploração de petróleo e gás natural. A agência prevê cerca de R$ 204 bilhões em investimentos. O total distribuído aos estados, DF e municípios é de R$ 7.676.200.000,00. Os pagamentos ocorrem nos dias 20/05 e 24/05 e serão realizados pelo Banco do Brasil.
“Os recursos serão repassados aos 26 estados, ao Distrito Federal e a todos os 5.569 municípios do Brasil e poderão ser investidos na educação, saúde e obras de infraestrutura. Esse repasse foi possível graças à atração de capitais privados realizada pelo Governo Federal por meio dos nossos leilões. Os recursos serão revertidos diretamente para o bem-estar da nossa população”, afirma o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida.
Esse foi o 2º maior leilão de petróleo e gás do mundo. O maior leilão do mundo também foi realizado em 2019 (campos de Búzios e Itapu). Com os dois leilões, o Governo Federal repassou cerca de R$ 20 bilhões a estados e municípios. A medida foi adotada com lei aprovada pelo Congresso Nacional em abril.



