Um dia de fé e união: O encontro de jovens da Pastoral Familiar
18/06/2024 - 08:30A Banda Filhos da Vitória, sob a coordenação do Pe Welingtom, garantiu a animação com música que elevou o espÃrito
A comunidade católica de todo o Estado estará reunida, dia 08 de agosto, às 19h30, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, em Teresina, para celebração eucarística em louvor a Nossa Senhora da Vitória, padroeira do Piauí e de Oeiras, a primeira capital do Estado. A celebração será presidida pelo bispo da Diocese de Oeiras, Dom Edilson Soares Nobre.
“A missa em honra de Nossa Senhora da Vitória será uma congregação de todos os piauienses, reunidos em oração, pelo bem de nosso Estado e do mundo inteiro. Celebraremos também as nossas pequenas e grandes vitórias diárias, no relacionamento com a família, no trabalho, na saúde, enfim, em todas as áreas de nossas vidas. Nossa Senhora da Vitória é a Mãe de Deus e nossa Mãe. Como mãe, ela nos acolhe, orienta e protege”, destacou Gemma Barroso, uma das organizadoras da celebração em Teresina.
Devoção a Nossa Senhora da Vitória
Iniciada em Portugal, na época de de D. João I (1358-1433), quando este rei, grato à Virgem Maria pela vitória alcançada em Aljubarrota contra os castelhanos, mandou construir um mosteiro e um templo real no próprio local onde se deu o combate. A devoção foi transplantada para o Brasil no início da colonização portuguesa.
Nossa Senhora da Vitória é a mais venerada no Nordeste brasileiro e geralmente em antigas vilas, que datam do início da colonização de nosso país. Assim, nós a encontramos no Piauí, na cidade de Oeiras, sua primeira capital, antigamente denominada Vila de Mocha, que nasceu em redor da capela de Nossa Senhora da Vitória em 1697.
A efígie seiscentista da Senhora da Vitória teria sido a primeira imagem sacra na região. Em meados do século XIX, a efígie cedeu lugar a outra imagem, maior e mais de acordo com o gosto da época.
A primitiva capela da padroeira foi também substituída pela nova matriz, entregue à população de Oeiras em 1733.
Primaz e excelsa patrona do sertão do Piauí desde século XVII, Nossa Senhora da Vitória foi proclamada padroeira dos piauienses no ano de 1997 pelo Papa João Paulo II, momento em que se comemorava o tricentenário da criação da Freguesia do Brejo do Mocha.