
Polícia Militar apreende drogas, celular com restrição e motocicleta adulterada em Oeiras
30/04/2025 - 08:38Abordagem no bairro Canela resulta na condução de suspeito à Delegacia Seccional após patrulhamento da Operação Planejada
O Piauí tem o menor índice de mortalidade por arma de fogo do país. É o que revela o relatório do “Ranking dos Estados no Controle de Armas”, organizado pela Viva Comunidade - associação civil de fins não econômicos ligada à ONG Viva Rio. A cada grupo de 100 mil piauienses, revela o estudo, 4,8 morrem vítimas de disparos por arma de fogo.
A média é o resultado de uma equação feita com as ocorrências registradas entre os anos de 1996 e 2006. O nível do Piauí é considerado baixo, principalmente se comparado aos dos estados que ficaram no topo do ranking. Rio de Janeiro (46,0 por 100 mil habitantes), Pernambuco (44,2), Espírito Santo (35,8), Distrito Federal (27,1) e Rondônia (25,5) são os “campeões” nacionais de morte por arma de fogo.
Mas os números relacionados ao Piauí não são tão positivos como parecem. Apesar da baixa incidência de mortes, a pesquisa mostra que o número de casos aumentou. "Ao longo desses 11 anos pesquisados, o estado do Piauí teve a maior variação nas taxas de mortalidade por arma de fogo (229,1%). Cabe ressaltar que esse estado tem a menor taxa de mortes por arma de fogo, o que explica, portanto, esse pronunciado aumento”, enfatiza o relatório.
Para a elaboração do estudo, a Viva Comunidade contou com dados fornecidos pelas secretarias estaduais de Segurança Pública e tribunais de Justiça para a CPI do Tráfico de Armas (realizada entre abril de 2005 e novembro de 2006), para a Subcomissão Especiais de Armas e Munições da Câmara Federal e para o própria Viva Comunidade.
Com informações do Portal AZ