
Morre em Oeiras o senhor Domingos Francisco de Sousa, aos 84 anos
04/05/2025 - 09:46Homem de fé e trabalho, construiu uma família numerosa e deixou um legado de simplicidade e dedicação
O Bolsa Família, maior programa social do
governo Lula, atingirá em 2010, ano eleitoral, um em cada três brasileiros. No Maranhão, no Piauí e em Alagoas, de 58% a 59% da população dependem do Programa Bolsa Família. Na cidade de Junco do Maranhão, 95,7% das famílias vivem do programa.
De acordo com o governador do Piauí, Wellington Dias, o alto número de beneficiários no estado reflete uma “situação dramática”. Hoje o benefício já chega, direta ou indiretamente, a 29% da população - sendo que, em seis estados do Nordeste, mais da metade dos moradores vive do programa, segundo levantamento do GLOBO com base em dados oficiais. É o que mostra reportagem de Leila Suwwan, publicada na edição deste domingo de O GLOBO.
Para o governo federal, a grande abrangência é positiva, e os estados é que devem cuidar do combate às causas estruturais da pobreza. Já os especialistas lembram é preciso criar saídas para romper o ciclo de miséria e evitar a exploração política da transferência de renda.O número de famílias incluídas no Programa Bolsa Família vem crescendo no Piauí desde que o programa foi criado.
Na última pesquisa realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, analisando os números de famílias que conseguiram sair do programa por terem melhorado a sua condição de vida mostrou que o Piauí foi o único estado do Nordeste a não registrar queda no número de famílias retiradas do programa por não preencherem os requisitos, um deles é ter a renda familiar inferior a R$ 100, demonstrando o aumento donúmero de famílias em situação de miséria.
Diário do Povo