
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Após quatro meses na Secretaria da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, o ex-deputado Luiz Gonzaga Paes Landim, deixa o órgão para assumir um desafio maior: ele foi indicado pelo governador Wilson Martins, para chefiar a Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste). Paes Landim é o primeiro piauiense a chefiar o órgão criado há mais de 50 anos.
A posse deve acontecer nos próximos dias, mas segundo o superintendente os desafios já iniciaram, já que pretende correr atrás dos prejuízos das ações que foram deixadas para atrás desde a época da ditadura.
“O órgão foi sendo fragilizado desde a época da ditadura e esvaziado no governo Fernando Henrique Cardoso. No primeiro governo Lula houve uma tentativa de revitalização que está se concretizando apenas agora com Dilma. É uma honra ser o primeiro piauiense a sentar na cadeira que foi do saudado Celso Furtado e o desafio começa ai”, destacou Luiz Gonzaga Paes Landim.
Segundo o ex-deputado, para consolidar a revitalização é necessária a união de empresários e políticos já que é uma medida macro, que depende de um esforço concentrado.
“Nós no Nordeste estamos a três mil quilômetros mais próximos da Europa e dos Estados Unidos, isso é uma vantagem para a economia que fica minimizada por conta da pressão do Sul e Sudeste. Temos uma defasagem muito grande em relação PIB e população, já que temos 30% da população do país, mas nossa participação no Produto Interno Bruto (PIB) é de apenas 17%, todos são desafios que precisam ser vencidos. Vamos correr atrás do prejuízo”, afirmou o novo superintendente.