
Mulher é presa em flagrante com munições, aparelhos eletrônicos e mais de R$ 2 mil em espécie durante operação contra tráfico em Picos
02/05/2025 - 18:40Todo o material foi recolhido e encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.
A promoção dos Direitos Humanos está sempre em evidência e é tema de várias discursões nas mais diversas esferas, em Picos não é diferente e a discussão tem surtido efeito principalmente na elaboração e aprovação de projetos voltados para a promoção dos direitos. Foi assim que recentemente o município foi comtemplado com um Centro Municipal de promoção dos Direitos LGBT.
De acordo com a coordenadora da Coordenadoria de Direitos Humanos de Picos, Jovanna Cardoso, na segunda-feira (03), Dr Gustavo Bernardes, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da Republica, ligou informando que Picos teria sido comtemplado com um Centro Municipal de Promoção de Direitos LGBT. “Esse recurso já está disponível, esse dinheiro sobrou do orçamento de 2013 e que nesse momento basta à prefeitura preencher os cadastros e enviar pra o senhor Gustavo Bernardes para que possa ser apreciado e ajustado para quando a gente incluir no SINCOV - Convênios e Contratos de Repasse da Administração Pública Federal, não haver mais dificuldades para receber esse recurso”, disse Jovanna.
A coordenadora ressalta que o recurso dá para funcionar o Centro de forma eficiente e a cada ano esse convenio poderá ser renovado. “Vamos ter a garantia desse Centro de Referencia que é um espaço, de Promoção e de Garantia de Direitos para a População LGBT, mas que apesar de ser municipal ele vai atender toda a região de Picos. Isso é uma proposta nossa para a Secretaria Nacional e vai atender toda a população, eu acredito que até junho esse Centro deverá está funcionando”, pontuou.
O Centro deverá funcionar no antigo prédio do Fórum de Picos, localizado na Avenida Getúlio Vargas no Centro da cidade, no local também irá funcionar a Coordenadoria de Direitos Humanos. O prédio vai passar por reformas. “ A população será a maior beneficiada com esse Centro, vamos poder oferecer assessoria jurídica gratuita, isso é muito caro em nossa região e vamos ter um profissional para a tender a população, ainda teremos psicólogo e vários outros profissionais”, ressaltou.
Segundo Jovanna, o projeto de construção do Centro de Promoção dos Direitos Humanos, já foi aprovado e está apenas em fase de adequação e ajuste, a construção será em um espaço de mil metros quadrados.