
Delegada concede medida protetiva de urgência contra Mainha, pré-candidato ao Governo do Piauí pelo PL
10/09/2025 - 14:42Durante a sessão, realizada de forma híbrida, o político teria afirmado que “haverá desdobramentos” no curso do processo.
O município de Picos sediará, nos dias 25, 26 e 27 de setembro, a V Mostra TEMPUS de Teatro, promovida pelo grupo teatral TEMPUS, projeto de extensão da Universidade Federal do Piauí (UFPI), campus Senador Helvídio Nunes de Barros. O evento acontecerá no Teatro Sávio Barão e reunirá uma ampla programação cultural gratuita, voltada para públicos de todas as idades.
A Mostra contará com 12 espetáculos teatrais, destinados a crianças e adultos, com a participação de grupos de Picos, Teresina e Timon-MA. Também estão previstas oficinas de iniciação teatral, direcionadas para crianças e adultos, além de bate-papo cultural e festival de performances.
Dentro da programação, será realizado o “GT Picos – Elaboração do Plano de Cultura da UFPI”, momento aberto à comunidade para a construção de propostas nos eixos de Memória e Patrimônio, Produção e Difusão Cultural, Identidade e Diversidade e Fomento, Formação e Extensão em Cultura.
Todas as atividades serão gratuitas. Para participar, os interessados devem seguir o perfil oficial do grupo teatral TEMPUS no Instagram (@teatro.tempus) e curtir a postagem oficial do evento. Quem desejar receber certificado de 40 horas poderá se inscrever nos links disponibilizados na bio do perfil.
Com o tema “Mas é preciso ter força. É preciso ter raça. É preciso ter gana sempre!”, a V Mostra TEMPUS de Teatro foi aprovada no edital SIEC 2025, da Secretaria de Cultura do Estado do Piauí. O evento conta com patrocínio do Armazém Paraíba e apoio da Associação de Docentes da UFPI (ADUFPI/Regional Picos) e do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB-UFPI).
Nesta edição, dois grandes nomes da arte serão homenageados. A atriz, arte educadora e produtora cultural Bid Lima, que possui mais de 25 anos de carreira e atuação nacional e internacional, receberá reconhecimento pela sua trajetória. O multiartista picoense Sávio Barão, falecido em 2021, também será lembrado. Ele deixou um importante legado para o teatro, cinema e produção cultural da cidade. O Festival de Performances contará, pela segunda vez, com o Prêmio Sávio Barão, iniciativa que mantém viva sua memória e incentiva o surgimento de novos talentos.
FONTE: Cidades na Net