
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
Ao analisar a possibilida- de do suposto ingresso do ex-governador Hugo Napoleão (DEM) no partido do movimento democrático brasileiro, o deputado Kléber Eulálio disse que isso seria uma atitude delicada e perigosa no ponto de vista político. Já o ex-ministro João Henrique Sousa defende que o dialogo para viabilizar o ingresso de Hugo Napoleão no partido deve ser realizado. A falta de entendimento entre os dois líderes reflete a divisão de opiniões no PMDB com relação ao ingresso do ex-governador nas fileiras do partido da base governista.
Segundo o parlamentar a trajetória política de Hugo Napo-leão foi sempre de forma distinta em relação ao PMDB. "A vinda dele hoje para o nosso partido não seria um bom nem pra ele, nem para o PMDB", afirmou o parlamentar.
Outros peemedebistas históricos a exemplo do ex-ministro dos transportes João Henri-que Sousa já se manifestaram publicamente sobre a suposta vinda de Napoleão para o PMDB. Muitos lembram o episódio patrocinado por Hugo Napoleão e o antigo PFL que resultou na cassação do governador Mão Santa do PMDB.
Em entrevista concedida ao repórter Pedro Alcântara, Hugo Napoleão disse que está insatisfeito com o Democratas. Disse ainda que não sabe para qual partido deverá mudar, informou apenas que tem convite de quatro agremiações partidárias e que no momento certo tomará a atitude mais correta.
O ex-ministro João Henrique Sousa defende o ingresso do ex-governador Hugo Napoleão no PMDB. "Napoleão foi deputado federal, senador e governador por duas vezes. "É, portanto, uma voz que merece ser ouvida na política piauiense", disse João Henrique.
Hugo já estaria mantendo diálogo com os presidentes do Senado, José Sarney, e Câmara Federal, Michel Temer, lideranças nacionais do PMDB. João Henrique enfatizou que a política se faz do diálogo e recomendou que o ex-governador procure se entender com as lideranças estaduais caso seja realmente do seu interesse filiar-se à agremiação. Hugo Napoleão é um dos fundadores do antigo PFL, hoje DEM.
João Henrique Sousa declarou que está tentando viabilizar sua candidatura ao Senado. Segundo ele, estará hoje à tarde se unindo à caravana de políticos do seu partido, o PMDB, numa visita a diversos municípios da região Norte.
Ele vai se encontrar com os deputados Marcelo Castro, pré-candidato a governador, e Themístocles Filho, presidente da Assembleia, dentre outros, na cidade de União às 16h desta sexta-feira. Em junho, o PMDB vai realizar encontro nacional em Brasília. No encontro, os diretórios estaduais devem levar planos de desenvolvimento regionais para serem incorporados ao projeto nacional da sigla.
João Henrique falou que o partido no Piauí está visitando as bases para colher subsídios a fim de incorporá-los ao plano nacional.
Diário do Povo