
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
O PMDB deverá entrar com força na disputa por uma candidatura própria ao Governo do Estado em 2010. No próximo mês, o partido se reúne para lançar a pré-candidatura do deputado federal Marcelo Castro. O interesse da cúpula peemedebista de lançar candidatura própria coloca em xeque a aliança duradoura com o PT e demais partidos que compõem a base aliada ao governador Wellington Dias, haja vista que PT, PTB e PSB, todos da base, já manifestaram interesse em também ter candidatos próprios.
Para as lideranças regionais do partido, a candidatura é a única forma de encontrar a unidade tão buscada e aparentemente tão distante dentro do partido. “Vamos reunir todos os prefeitos e vereadores eleitos para debater questões internas do partido e focar no nosso fortalecimento e para isso precisamos da candidatura do deputado Marcelo Castro”, disse o deputado estadual João Madison.
Em relação à disposição de cargos na Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, o PMDB está mais tranqüilo. “Não haverá disputas, o deputado Themístocles (Filho) deve ser reconduzido ao cargo, e o deputado Moraes Souza deve assumir uma vaga, já que a segunda vaga foi dada ao PT em troca da presidência da Comissão de Constituição e Justiça”, contou o deputado João Madison. Ainda não foi definido quem será indicado pelo partido para presidir a comissão, nem para assumir a liderança do partido na Assembléia.
DEM quer apoiar candidatura de Silvio Mendes
A possível candidatura do prefeito de Teresina, Silvio Mendes (PSDB), ao governo do Estado em 2010 ganhou mais um reforço ontem. O presidente regional do Democratas, Valdeci Cavalcante, afirmou, durante entrevista em um canal de TV local, que o nome do tucano seria a “salvação” para tirar o Piauí do atraso. Ele fez campanha para que o gestor seja o candidato das oposições.
“De todos os nomes que já foram lançados como pré-candidatos, o único diferente é o do prefeito Silvio Mendes. Tenho certeza que ele seria a salvação do Estado, tendo em vista que os outros candidatos não mudariam o Piauí em nada”, disse, aproveitando para fazer críticas ao governo Wellington Dias (PT). “Só o que vemos agora é apoio político por troca de cargos, e de gestores assim o eleitor já está cansado”, declinou.
Segundo o presidente do DEM no Piauí, Silvio é um administrador sério, competente e que tem a confiança da maioria da população da capital piauiense. “Não é à toa que ele obteve mais de 70% dos votos válidos nas eleições do ano passado, um recorde local”, apontou, acrescentando que o prefeito de Teresina ainda goza de muito prestígio dentro do PSDB. “Ele é amigo pessoal do governador José Serra, de São Paulo, que foi quem lançou seu nome”.
Ainda no passado, poucos dias antes de assumir o seu segundo mandato, o prefeito Silvio Mendes deu uma declaração na imprensa de que poderia ser candidato a governador em 2010. “É possível, mas pouco provável”, falou, destacando que o seu nome foi postulado pelo governador José Serra, durante encontro dos prefeitos tucanos eleitos em todo o País. Já neste ano, após a posse, Mendes não quis mais falar sobre o assunto. “Deixo para o PSDB discutir”, frisou.
Valdeci ainda aproveitou a oportunidade para alfinetar os também possíveis pré-candidatos, da base aliada do Governo, o secretário de Fazenda do Estado, Antônio Neto (PT); o vice-governador Wilson Martins (PSB); e o senador João Vicente Claudino (PTB). “Todos são iguais e não vão representar mudança”, apontou, acrescentando que o Piauí vive no atraso. “São 500 anos de atraso no Estado, isso é preciso mudar e o Silvio pode fazer isso”, concluiu.
Portal O Dia