
‘’Queremos levar a Assembleia para perto do povo’’, destaca Severo Eulálio sobre Avança Alepi em Oeiras
30/04/2025 - 10:00O evento contará com a presença de parlamentares estaduais, lideranças locais e do governador Rafael Fonteles.
A Polícia Federal (PF) do Piauí poderá ter uma delegacia especializada para combater desvios de recursos públicos ainda este ano. Segundo informou o Departamento da PF em Brasília, já está em processo de discussão a criação das novas unidades em pelo menos 16 estados brasileiros e no Distrito Federal. A meta do departamento é ter um efetivo policial mais qualificado para combater crimes contra o dinheiro do Estado.
Contudo, apesar da criação dessa Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvios de Recursos Públicos, não estão previstos concursos e novas contratações para aumentar o número de policiais. Para desenvolver as ações, cada uma dessas delegacias especializadas deverá contar com a estrutura de um delegado, dois agentes e um escrivão. Esses servidores serão deslocados dentro da própria Polícia Federal.
A Polícia Federal pretende ainda com a criação das novas unidades alinhar seu trabalho aos órgãos de controle, como Controladoria Geral da União (CGU), Ministério Público e Receita Federal. No último dia 2, foi publicada no Diário Oficial da União a portaria 2.876 que trata de um novo regimento da Polícia Federal em todos os Estados.
Em 2011 a Polícia Federal deflagrou duas grandes operações voltadas à investigar desvios de recursos públicos cometidos por gestores públicos. A primeira delas, batizada de Geleira, foi deflagrada no dia 19 de janeiro e tinha o objetivo de investigar denúncias de emissão de notas fiscais frias por Prefeituras do interior do Estado. A operação foi realizada junto com membros da Controladoria Geral da União (CGU) e com o Ministério Público Federal (MPF). A estimativa da Polícia Federal era de que, somente em três municípios, os desvios passavam de R$ 5 milhões.
Em dezembro, a PF deflagrou a operação Iceberg, para apurar desvio de recursos públicos na Prefeitura Municipal de Pavussu, município localizado à 402 Km de Teresina. Foram 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de Pavussu, Piracuruca, Floriano e Teresina. O objetivo da operação é investigar desvios de recursos públicos que totalizam aproximadamente R$6 milhões.