
Conferência Municipal discute organização dos serviços de saúde em Colônia do Piauí
16/07/2025 - 19:04Debates foram concentrados no fortalecimento da rede e na definição de propostas para os próximos ciclos de planejamento
Os cidadãos do município de Colônia do Piauí recebem os serviços da Justiça Itinerante até esta sexta-feira (7), na sede da Prefeitura. As atividade tiveram início ontem e seguem durante toda essa quinta-feira(6). A presença da Justiça Itinerante é fruto de parceria entre a Prefeitura de Colônia do Piauí e os seguintes órgãos: Tribunal de Justiça do Piauí, Secretaria de Segurança Pública do Estado, Secretaria de Estado da Assistência Social - SASC, Ministério Público, Defensoria Pública e Cartório Civil de Oeiras.
Também é parceiro o Laboratório de Saúde Pública do Estado - LACEN que está coletando material para testes de paternidade. "Nossa maior preocupação é cuidar bem das pessoas de nossa cidade. Então fizemos essa parceria entre a Prefeitura e a Justiça Itinerante, afim de promover a cidadania para nossa população por meio dos serviços que estão sendo prestados. A população agora pode ter acesso de graça ao seu primeiro RG, pode fazer cursos de pentedos afro, limpeza de pele, teste de DNA, dar entrada nos papéis para o casamento, tirar certidão de nascimento, entre outros. Nós vamos continuar trabalhando para que a população tenha acesso aos seus direitos", frisa a prefeita Lúcia Moura (PP).
A Sub-diretora da Justiça Itinerante, Giovana de Oliveira Areias, informa ainda que as cerimônias de casamento que estavam previstas para acontecer nesta sexta (6), foram adiadas para agosto. "Como está tendo muita procura, resolvemos adiar a data das cerimônias para 10 de agosto. Então aqueles que quiserem se inscrever, tem até o dia 20 de julho. As inscrições devem ser feitas junto ao Cartório Civil de Oeiras, pela manhã", afirma.
Também estão sendo ofertados gratuitamente para a população a emissão de certidão de nascimento, certidão de óbito, retificação de documentos, entrada em divórcio, entre outros. Nesses dois dias já foram feitos mais de 150 atendimentos.