
Mais de 60 mil eleitores do Piauí podem ter título cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o país, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
Enquanto algumas lâmpadas dos postes de diversas ruas do centro de Oeiras ficam acesas durante o dia, outras ruas de vários bairros ficam às escuras durante a noite. É o caso das avenidas Petrônio Portela, Teresina, Padre Silva, Isaías Coelho, Abdias Neves no bairro Jureminha, só para citar algumas. Vários moradores estão improvisando lâmpadas para a entrada de suas casas, principalmente aquelas que têm pessoas que estudam à noite, pois a escuridão chega a causar temor a muitos moradores após as 18h, horário em que a iluminação pública deveria iniciar seu funcionamento.
“Meu marido instalou essa lâmpada para clarear a entrada de casa. Aqui de noite é uma escuridão”, desabafou a dona de casa, dona Maria Júlia.
A precariedade da iluminação aborrece a população que ainda tem que se deparar com lâmpadas de postes acesas, desnecessariamente, em plena luz do dia. Ao passar por avenidas do centro de Oeiras durante o dia, é comum ver postes com as lâmpadas acessas.
Segundo relato dos populares, essa situação tem trazido uma sensação de insegurança aos moradores e transeuntes dos pontos afetados, que temem a violência e alguns usuários de drogas que se aproveitam da escuridão, influenciando e facilitando a criminalidade. Os terrenos baldios são outro problema à parte que, aliado à carência da iluminação, também tem contribuido bastante para a falta de segurança.
O problema da iluminação pública não é um caso exclusivo do bairro Jureminha. Todos os bairros de Oeiras sofrem com essa falha, como é o caso, principalmente, dos bairros Canela, Rodagem de Picos, Várzea, Rosário e até mesmo no centro da Cidade, como a Praça da Bandeira têm diversos pontos que sofrem com essa pendência.
Um programa efetivo de urbanização seria essencial para sanar, dentre outros problemas, a deficiência de iluminação nas ruas de Oeiras.