
Mais de 60 mil eleitores do Piauà podem ter tÃtulo cancelado em maio; veja como regularizar
28/04/2025 - 08:43Em todo o paÃs, mais de 5,1 milhão de pessoas ainda precisam regularizar o documento.
O juiz eleitoral de Oeiras, Édison Rogério Leitão Rodrigues, decidiu cassar o prefeito de Cajazeiras do PiauÃ, Deocleciano Ferreira Torres (PMDB) o Ferreirinha, e sua vice, Júlia Marques Castelo Branco, por compra de votos que teria sido promovida pelo primeiro. Vários atos de captação ilÃcita de sufrágio são citados na sentença, entre elas a de um eleitor que seria beneficiado com uma máquina fotográfica e a ida a um show do cantor de forró Washington Brasileiro.
O mesmo juiz decidiu por novas eleições na cidade em caso de confirmação da sentença. Ainda cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral do Piauà - TRE/PI. Na decisão, Édison Rodrigues frisa que o prefeito teve o triplo dos votos do segundo colocado, José dos Santos Silva, o Santilo (PT). Foram 1.692 votos contra 457, mais de 78,7% dos votos válidos.
A decisão foi baseada em uma gravação feita pelos eleitores e contestada pela defesa, mas aceita pela Justiça. Pesou contra o prefeito, no entanto, o fato do mesmo ter se dirigido até a PolÃcia Federal em Teresina após requerer a produção de prova pericial, mas usou o direito de não colaborar fornecendo o seu padrão de voz. Tal decisão foi interpretada pelo juiz como uma confissão de que as gravações são autênticas, o que foi confirmado por peritos, apesar da qualidade ruim.
Nas gravações, além do show, o candidato apareceria oferecendo uma máquina fotográfica a Rangel Pereira de Sousa. Já para Diego José da Silva, a promessa foi de fretar sua motocicleta para serviços da Prefeitura, tendo dado ainda R$ 20 após fechado o acordo. Ainda há uma gravação na localidade Unha de Gato, onde o candidato reeleito consultas oftalmológica e óculos, mas estas foram recusadas por serem abuso de poder econômico, o que não era objeto da ação.Â
A decisão do dia 10 de março será publicada no Diário da Justiça desta terça-feira. Na sentença, o juiz informa que Deocleciano Torres admitiu ter conversado com os eleitores, mas negou compra de votos. O juiz ainda o multou em 40 mil UFIRs, punição não aplicada para a vice.